Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22195
Title: Comunicação interna na era digital: estudo de caso em empresa do interior de São Paulo – SP
Other Titles: Internal communication in the digital age: a case study in a company in the interior of São Paulo - SP
Authors: NASCIMENTO, Alice Rodrigues de Souza
FIGUEIREDO, Kananda Maelli Oliveira
Advisor: FISCHER, Luciana
type of document: Artigo científico
Keywords: Comunicação interna;Tecnologia da informação;Desenvolvimento organizacional
Issue Date: Nov-2023
Publisher: 175
Citation: NASCIMENTO, Alice Rodrigues de Souza; FIGUEIREDO, Kananda Maelli Oliveira. Comunicação interna na era digital: estudo de caso em empresa do interior de São Paulo – SP. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2023.
Abstract: O presente artigo trata sobre os conceitos de comunicação interna e suas aplicações nas empresas, com ênfase na importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para aprimorar o relacionamento interno. A comunicação interna nas empresas pode trazer grandes resultados se utilizada de forma a otimizar os processos de trabalho e com o auxílio das tecnologias é possível obter melhores resultados e fortalecer a empresa. Este artigo apresenta conceitos de comunicação, comunicação interna, TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e usos de tecnologias ligadas à comunicação interna. A metodologia do estudo abarcou, além da revisão bibliográfica, um estudo de caso realizado com funcionários de uma empresa do interior de São Paulo – SP, a fim de verificar a eficácia da comunicação interna da empresa e analisar quais tecnologias a empresa faz uso para o desenvolvimento interno da organização. Com o resultado deste estudo, foi possível concluir a importância da comunicação interna dentro de uma empresa e propor melhorias para a empresa objeto deste estudo.
This article deals with the concepts of internal communication and its applications in companies, with an emphasis on the importance of Information and Communication Technologies (ICTs) to improve internal relations. Internal communication in companies can bring great results if used in a way that optimizes work processes and with the help of technologies it is possible to obtain better results and strengthen the company. Thus, this paper presents concepts of communication, internal communication, ICTs (Information and Communication Technologies) and the use of technologies linked to internal communication. In addition to a literature review, the study's methodology included a case study carried out with employees of a company in the interior of São Paulo - SP, in order to verify the effectiveness of the company's internal communication and analyze which technologies the company uses for the internal development of the organization. As a result of this study, it was possible to conclude the importance of internal communication within a company and some improvements were proposed for the company that is under this study
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22195
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2023_2_alicenascimento_comunicacaointernanaeradigital.pdf
  Restricted Access
497.88 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.