Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22195
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFISCHER, Luciana-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Alice Rodrigues de Souza-
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, Kananda Maelli Oliveira-
dc.date.accessioned2024-08-12T19:08:11Z-
dc.date.available2024-08-12T19:08:11Z-
dc.date.issued2023-11-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Alice Rodrigues de Souza; FIGUEIREDO, Kananda Maelli Oliveira. Comunicação interna na era digital: estudo de caso em empresa do interior de São Paulo – SP. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22195-
dc.description.abstractO presente artigo trata sobre os conceitos de comunicação interna e suas aplicações nas empresas, com ênfase na importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para aprimorar o relacionamento interno. A comunicação interna nas empresas pode trazer grandes resultados se utilizada de forma a otimizar os processos de trabalho e com o auxílio das tecnologias é possível obter melhores resultados e fortalecer a empresa. Este artigo apresenta conceitos de comunicação, comunicação interna, TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e usos de tecnologias ligadas à comunicação interna. A metodologia do estudo abarcou, além da revisão bibliográfica, um estudo de caso realizado com funcionários de uma empresa do interior de São Paulo – SP, a fim de verificar a eficácia da comunicação interna da empresa e analisar quais tecnologias a empresa faz uso para o desenvolvimento interno da organização. Com o resultado deste estudo, foi possível concluir a importância da comunicação interna dentro de uma empresa e propor melhorias para a empresa objeto deste estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis article deals with the concepts of internal communication and its applications in companies, with an emphasis on the importance of Information and Communication Technologies (ICTs) to improve internal relations. Internal communication in companies can bring great results if used in a way that optimizes work processes and with the help of technologies it is possible to obtain better results and strengthen the company. Thus, this paper presents concepts of communication, internal communication, ICTs (Information and Communication Technologies) and the use of technologies linked to internal communication. In addition to a literature review, the study's methodology included a case study carried out with employees of a company in the interior of São Paulo - SP, in order to verify the effectiveness of the company's internal communication and analyze which technologies the company uses for the internal development of the organization. As a result of this study, it was possible to conclude the importance of internal communication within a company and some improvements were proposed for the company that is under this studypt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleComunicação interna na era digital: estudo de caso em empresa do interior de São Paulo – SPpt_BR
dc.title.alternativeInternal communication in the digital age: a case study in a company in the interior of São Paulo - SPpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2023_2_alicenascimento_comunicacaointernanaeradigital.pdf
  Restricted Access
497.88 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.