Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22061
Título: | Sistema de monitoramento para laboratório (SML) |
Autor(es): | CAMELO, Gabrielle SANTOS, Izabella SANTOS, Julia |
Orientador(es): | BATISTA, Leandro Erico |
Outro(s) contribuidor(es): | DENADAI, Juarez DE DIO, Priscilla STAGNO NETO, Carmelo MAIORANO, Willy |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Monitoramento;Sistemas |
Data do documento: | 30-Jun-2017 |
Editor: | 208 |
Referência Bibliográfica: | CAMELO, G; SANTOS, I; SANTOS, J. Sistema de monitoramento para laboratório (SML). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química) – Escola Técnica Estadual de Tiquatira, São Paulo, 2017. |
Resumo: | A monitoria do laboratório na ETEC de Tiquatira existe desde 2015 para o auxílio de professores e alunos, visando um melhor rendimento das aulas. Em seu início, a monitoria de laboratório consistia em apenas um monitor no período noturno. Como era algo inédito em nossa instituição, o monitor era totalmente dependente do professor para aprender e entender e como desenvolver suas funções. Com a flexibilidade de acesso para esse cargo (com a admissão de alunos do 2° ao 4° módulo) pôde-se observar diversos empecilhos enfrentados pelos monitores - o desconhecimento de suas funções, a falta de conhecimento e a ausência de contato com os professores, por exemplo - que acabaram tornando o trabalho confuso e dificultoso. A partir de uma profunda análise das funções exercidas pelos monitores, foram observadas algumas competências das quais o monitor deve dispor para estar apto a executar tal cargo. Competências das quais eram ausentes em parte dos monitores. Separamos em quatro tópicos práticos as principais atribuições para o monitoramento do laboratório: assiduidade, disponibilidade de horário, conhecimento básico de análises quantitativas e qualitativas e, por fim, a postura. Como observado, a monitoria é de extrema importância para a nossa instituição de ensino, tendo em vista que ela traz diversos benefícios - como a otimização do curso de Química. Este projeto tem como finalidade facilitar métodos de monitoramento do laboratório, visando a melhora da didática dos professores, o gerenciamento de vidrarias, reagentes e equipamentos do mesmo. As bases desse sistema são todas voltadas aos equipamentos mais utilizados em cursos técnicos de química e seus meios de utiização e calibração. Inclusivo neste padrão, também destacamos no projeto, o auxílio de primeiros socorros, análises quantitativas básicas e procedimentos de microbiologia básicos, como: preparação do meio de cultura, etc. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22061 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
quimica_2017_1_gabrielle_camelo_sistema_de_monitoramento_para_laboratorio.pdf Restricted Access | 2.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.