Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22061
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BATISTA, Leandro Erico | - |
dc.contributor.author | CAMELO, Gabrielle | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Izabella | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Julia | - |
dc.contributor.other | DENADAI, Juarez | - |
dc.contributor.other | DE DIO, Priscilla | - |
dc.contributor.other | STAGNO NETO, Carmelo | - |
dc.contributor.other | MAIORANO, Willy | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T15:42:53Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T15:42:53Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-30 | - |
dc.identifier.citation | CAMELO, G; SANTOS, I; SANTOS, J. Sistema de monitoramento para laboratório (SML). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química) – Escola Técnica Estadual de Tiquatira, São Paulo, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22061 | - |
dc.description.abstract | A monitoria do laboratório na ETEC de Tiquatira existe desde 2015 para o auxílio de professores e alunos, visando um melhor rendimento das aulas. Em seu início, a monitoria de laboratório consistia em apenas um monitor no período noturno. Como era algo inédito em nossa instituição, o monitor era totalmente dependente do professor para aprender e entender e como desenvolver suas funções. Com a flexibilidade de acesso para esse cargo (com a admissão de alunos do 2° ao 4° módulo) pôde-se observar diversos empecilhos enfrentados pelos monitores - o desconhecimento de suas funções, a falta de conhecimento e a ausência de contato com os professores, por exemplo - que acabaram tornando o trabalho confuso e dificultoso. A partir de uma profunda análise das funções exercidas pelos monitores, foram observadas algumas competências das quais o monitor deve dispor para estar apto a executar tal cargo. Competências das quais eram ausentes em parte dos monitores. Separamos em quatro tópicos práticos as principais atribuições para o monitoramento do laboratório: assiduidade, disponibilidade de horário, conhecimento básico de análises quantitativas e qualitativas e, por fim, a postura. Como observado, a monitoria é de extrema importância para a nossa instituição de ensino, tendo em vista que ela traz diversos benefícios - como a otimização do curso de Química. Este projeto tem como finalidade facilitar métodos de monitoramento do laboratório, visando a melhora da didática dos professores, o gerenciamento de vidrarias, reagentes e equipamentos do mesmo. As bases desse sistema são todas voltadas aos equipamentos mais utilizados em cursos técnicos de química e seus meios de utiização e calibração. Inclusivo neste padrão, também destacamos no projeto, o auxílio de primeiros socorros, análises quantitativas básicas e procedimentos de microbiologia básicos, como: preparação do meio de cultura, etc. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Química | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 208 | pt_BR |
dc.subject | Monitoramento | pt_BR |
dc.subject | Sistemas | pt_BR |
dc.subject.other | Produção Industrial | pt_BR |
dc.title | Sistema de monitoramento para laboratório (SML) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
quimica_2017_1_gabrielle_camelo_sistema_de_monitoramento_para_laboratorio.pdf Restricted Access | 2.01 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.