Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21947
Title: Economia.
Other Titles: Economy.
Authors: RAIMUNDO, Gabriel Leandro Alves
SANTOS, Johnny Rodrigo de Seixas dos
ALVES, Luis Henrique Ferreira
SANTOS, Valdeir
Advisor: FURTADO, João Otávio
type of document: Monografia
Keywords: Economia;Preços;Aumento de capital
Issue Date: Jul-2017
Publisher: 138
Citation: RAIMUNDO, Gabriel Leandro Alves; SANTOS, Johnny Rodrigo de Seixas dos; ALVES, Luis Henrique Ferreira; SANTOS, Valdeir, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Contabilidade) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2017.
Abstract: Os primeiros registros do pensamento econômico datam na Grécia Antiga, quando Platão e Aristóteles apresentam os problemas do comércio e a riqueza da época. Entre os séculos XV e XVIII surge a ideia de mercantilismo, onde se dá início a um pensamento mais efetivo de um modelo econômico. O termo economia tem origem grega oikonomia, ou seja, “Administração do Lar” que em seu conceito popular é tida como a moderação ou o controle dos gastos de uma poupança. O conceito da inflação expressa o aumento constante e generalizado dos preços. Onde surge vários pontos negativos na economia do pais. A gestão da economia tem como intuito auxiliar as falhas de bens e serviços da sociedade e somar determinados serviços sociais e macroeconômicos. Para investigar o cenário econômico brasileiro foi desenvolvido esse trabalho com o objetivo de analisar a atual situação econômica do Brasil e apontar as possíveis saídas, além de demonstrar a evidente relevância deste assunto que engloba e afeta toda população. A macroeconomia estuda o sistema econômico como um todo, analisando, a determinação e o comportamento de diversas condições, como a produção nacional ou o produto total de uma economia, o nível de emprego da população, o investimento, estoque de moeda e taxas de juros, taxa de câmbio, consumo e o nível geral de preços. A Microeconomia ou Teoria de Preços, estuda a elaboração de preços no mercado, analisando como a empresa e o consumidor interagem e discutam qual o preço e a quantia de determinado bem ou serviço em mercados específicos. Os resultados da pesquisa revelam que muitas pessoas sabem como está a atual situação econômica do Brasil, e esses dados correspondem a 84% dos entrevistados (258 pessoas). De acordo com informações coletadas, 65% dos entrevistados afirmaram que o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva que esteve no período de 2003 a 2010 possibilitou maior poder de compra para os cidadãos brasileiros. Portanto o cenário econômico brasileiro demonstra inúmeras variações relevantes nos últimos anos e a economia brasileira está enfrentando um cenário muito complicado.
In the context of postmodernity, the school needs to break with the traditional teaching model based on instructionism. A new option would be a constructivist approach, with teachers making use of better use of innovative and effective digital technologies in education. However, digital technologies, by itself, will not bring significant improvements to the learning processes. This is only possible with new teaching strategies. To investigate this possibility, we performed an action-research in undergraduate Information Systems. Learning objects were used in classroom activities, a computer lab. Students interacted with the objects and shared ideas with peers and with the teacher in the development of learning activities. Immediately after the use of each of the learning objects, we conducted a focus group in which some students exchanged ideas about the learning experience. Students demonstrated significant interest for this use of technology as means to ensure their own learning. The results of the survey revealed, especially the importance of interactions between students and with their teachers, caused by how the learning objects were used. It was found also that the use of learning objects in the same way that other computer resources invested in education, demands a proper teacher training.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21947
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc economia.pdf
  Restricted Access
973.93 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.