Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21767
Title: Rotinas do departamento de compras de indiretos estrutura utilizada em uma empresa do segmento de varejo
Other Titles: Routines of the indirect purchasing department structure used in a company in the retail segment
Authors: SILVA, Milena Leite
Advisor: CORREA, Nelson Luis de Souza
type of document: Artigo científico
Keywords: Administração de compras;Gestão de negócios
Issue Date: 15-Jun-2024
Publisher: 004
Citation: SILVA, Milena Leite. Rotinas do departamento de compras de indiretos estrutura utilizada em uma empresa do segmento de varejo, 2024. Artigo de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2024. Trabalho apresentado no XV Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza – FatecLog Jundiaí, 2024.
Abstract: Este artigo tem intenção de apresentar os desafios enfrentados pelo departamento de compras de uma empresa no interior de São Paulo no segmento varejista para adoção de um novo o processo de requisição de compras. O desafio na adoção de novos processos, a resistência à mudança, juntamente com problemas de implementação e tempo de resposta prolongado, destaca a necessidade urgente de aprimoramento. Para resolver esses desafios, propõe-se um projeto de melhoria abrangente, incluindo a padronização de processos, treinamento adicional, melhorias no sistema, otimização das etapas de aprovação e compra, monitoramento proativo das notas fiscais, fortalecimento da comunicação interna e revisão do processo de recebimento de notas fiscais. Os resultados enfatizam a importância de uma abordagem proativa e colaborativa na gestão das operações de compras, buscando aprimorar a eficiência, reduzir custos e garantir a satisfação de todas as partes envolvidas. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental.
This article aims to present the challenges faced by the purchasing department of a company in the interior of São Paulo in the retail segment in adopting a new purchase requisition process. The challenge in adopting new processes, resistance to change, along with implementation problems and prolonged response times, highlights the urgent need for improvement. To resolve these challenges, a comprehensive improvement project is proposed, including the standardization of processes, additional training, system improvements, optimization of approval and purchasing steps, proactive monitoring of invoices, strengthening internal communication and reviewing the invoice receipt process. The results emphasize the importance of a proactive and collaborative approach to managing purchasing operations, seeking to improve efficiency, reduce costs and ensure the satisfaction of all parties involved. The methodology used was documentary research.
Description: Artigo apresentado no XV FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 14 e 15 de junho 2024. Faculdade de Tecnologia de Jundiaí – Deputado Ary Fossen, Jundiaí). (Curso Superior de Tecnologia em Logística). Logística com Inovação e ESG.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21767
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20241S_Milena Leite Silva_OD2085.pdf463.51 kBAdobe PDFView/Open
Certificado - Milena Leite Silva.pdf
  Restricted Access
237.75 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Equivalência - Milena Leite Silva.pdf
  Restricted Access
224.58 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA - Milena Leite Silva.pdf
  Restricted Access
1.07 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.