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Título: A percepção do colaborador diante das estratégias de endomarketing no meio do varejo farmacêutico
Título(s) alternativo(s): Employee perception of internal marketing strategies in pharmaceutical retail
Autor(es): PAIS, Débora Brito
Orientador(es): SILVA, Fernanda Reis da
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Fernanda Reis da
WOIDA, Luana Maia
IGNÁCIO, Eduardo Oliveira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Endomarketing;Comunicação interna;Ambiente organizacional
Data do documento: 17-Jun-2024
Editor: 130
Referência Bibliográfica: PAIS, Débora Brito. A percepção do colaborador diante das estratégias de endomarketing no meio do varejo farmacêutico. Orientadora: Fernanda Reis da Silva. 2024. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha, Marília, SP, 2024.
Resumo: O endomarketing é uma ferramenta utilizada no meio interno das organizações tendo por objetivo traçar estratégias de comunicação e integração com o colaborador da empresa, a fim de motivar, conquistar, reter e fidelizar o funcionário através dos princípios e valores instituídos pela empresa. O objetivo do trabalho é avaliar a percepção do colaborador de uma empresa no ramo do varejo farmacêutico do munícipio de Marília em relação as ações de endomarketing aplicada na empresa. O método de coleta dos dados utilizado foi um questionário criado através do Google Forms e enviado para os colaboradores através de Grupo do WhatsApp e revisão da literatura, conceituando o endomarketing e demais áreas de conhecimento que faz parte do processo de aplicação deste método. Com os resultados da pesquisa foi possível constatar uma deficiência na comunicação interna da empresa, já que muitos funcionários não sabem a importância do endomarketing, obtendo um baixo nível de participação dos colaboradores em campanhas realizas pela empresa, tornando mais difícil o processo de fortalecer a imagem e cultura da organização entre os colaboradores. Outro ponto a ser observado com os resultados da pesquisa é em relação ao reconhecimento e valorização do colaborador, onde algumas respostas relatam não serem ouvidos, motivados e valorizados por parte da empresa. Assim pode se concluir a importância de campanhas de Endomarketing realizadas nas organizações, principalmente aquelas voltadas ao varejo, pois como o colaborador se sentir na empresa é a forma que ele irá atender o cliente externo, isso interfere diretamente nos resultados e objetivos da empresa.
ABSTRACT: Internal marketing is a tool used within organizations with the aim of designing communication and integration strategies with the company's employees, in order to motivate, win, retain and retain employees through the principles and values ​​established by the company. The objective of the work is to evaluate the perception of employees of a company in the pharmaceutical retail sector in the municipality of Marília in relation to the internal marketing actions applied in the company. The data collection method used was a questionnaire created using Google Forms and sent to employees through a WhatsApp Group and literature review, conceptualizing internal marketing and other areas of knowledge that are part of the process of applying this method. With the results of the research, it was possible to verify a deficiency in the company's internal communication, as many employees do not know the importance of internal marketing, resulting in a low level of employee participation in campaigns carried out by the company, making the process of strengthening the image more difficult. and culture of the organization among employees. Another point to be observed with the research results is in relation to employee recognition and appreciation, where some responses report not being heard, motivated and valued by the company. This can conclude the importance of Internal Marketing campaigns carried out in organizations, especially those focused on retail, because how the employee feels in the company is the way he will serve the external customer, this directly interferes with the company's results and objectives.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21640
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