Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21524
Título: Inclusão de receitas vegetarianas em adultos onívoros e análise socioemocional
Título(s) alternativo(s): Inclusion of vegetarian recipes in omnivorous adults and socio-emotional analysis
Autor(es): VIDAL, Artur Gustavo Albuquerque
VICENTE, Jonatas Daniel Silva
LADISLAU, Luiz Gabriel de Morais
SOUZA, Michael Vinicius Mira de
KEHL, Nathally Mariana
ALMEIDA, Renan Marcelo Alves
Orientador(es): AGUIAR, Jessica Benazzi de
SANTOS, Natalia Santino dos
ANDRADE, Leticia dos Santos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Alimentos de origem vegetal;Vegetarianismo
Data do documento: Jun-2024
Editor: 199
Referência Bibliográfica: VIDAL, Artur Gustavo Albuquerque. VICENTE, Jonatas Daniel Silva. LADISLAU, Luiz Gabriel de Morais. SOUZA, Michael Vinicius Mira de. KEHL, Nathally Mariana. ALMEIDA, Renan Marcelo Alves. Inclusão de receitas vegetarianas em adultos onívoros e análise socioemocional, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024
Resumo: O presente trabalho indaga reflexões sobre a inclusão da dieta vegetariana na alimentação de adultos onívoros, visando averiguar a sua aceitação e desempenho, na utilização de medição dele com os domínios socioemocionais exercidos pelos aderentes a proposta citada. O adentrar em uma nova experiência alimentar pode ser um desafio, mas, a cada ano surgem mais estudos que marcam benefícios da mudança nutricional onívora para a vegetariana, com benefícios a saúde, levando a possíveis reduções de doenças e novo aspecto visando o meio ambiente. Os quesitos socioemocionais se entendem como: autoconsciência; autogerenciamento; relacionamentos interpessoais; tomada de decisões; e consciência social. Utilizando-os para a sequência de interrogações elaboradas com o objetivo principal dos autores, que é a aferição ao desempenho da dieta vegetariana e a sua aceitabilidade. A sua análise dará perante um teste de aceitabilidade prático, com execução individual do adepto, aderindo a questionários de aceitabilidade com a função de averiguar a execução do café da manhã e almoço vegetariano, experienciados pelo tempo de 2 semanas. Os formulários denotam um total de 18 perguntas emocionais e sociais, além das culinárias, e a avaliação dos dados é dada perante a tradução para gráficos que os resultados são subentendidos as reações químicas ocorridas no sistema nervoso, tais elas fundamentadas por neurotransmissores e hormônios. Ao final do detalhado cumprimento dietético, averiguou-se o desempenho dos examinados, tendo em vista que a pesquisa obteve dentre 64 a 67 respostas em seus questionários, com apresentação de dados relevantes sobre o humor, motivação e exercício das emoções. Com os feedbacks obtidos a inquirição denota aceitação com melhora cognitiva, emocional e disposicional, tendo a demonstração dissertativa dos adultos aderentes e o debate incitado pelos autores, fazendo analogias dos neurotransmissores e seus respectivos aminoácidos obtidos através da refeição proposta e guiada por um livro de receitas desenvolvido para o sucesso da monografia. Emancipando o poder gastronômico de adultos e educando de maneira auto perceptível, pois aqueles que participaram se auto avaliam a meio do entendimento alimentação x cérebro.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21524
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nut_2024_1_arturgustavo_inclusao.pdf18.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.