Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21256
Title: Estudo, pesquisa e levantamento de hipótese sobre desenvolvimento de pomada composta de extrato de própolis e aloe e vera
Authors: Grégio, Ana Paula Komatsu
Kaiahara, Eric Hideki Ribeiro
Foger, Jaiane Lima
Perozzo, José Heitor Souza Vicentini
Advisor: Viana, Charlene Raquel de Almeida
Ortiz, Camila
Other contributor: Viana, Charlene Raquel de Almeida
Ortiz, Camila
type of document: Monografia
Keywords: Própolis;Babosa;Creme;Química;Queimaduras
Issue Date: 11-Dec-2023
Publisher: 052
Citation: GRÉGIO, A. P. K. et al. Estudo, pesquisa e levantamento de hipótese sobre desenvolvimento de pomada composta de extrato de própolis e aloe e vera. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Química) - Etec Profª Carmelina Barbosa, Dracena, 2023.
Abstract: Este projeto teve como tema pesquisar e reunir o maximo de informações possíveis com o intuito de levantar hipoteses sobre o desenvolvimento de uma pomada composta do extrato de própolis e gel de Aloe Vera in natura. O principal objetivo foi produzir um artigo que apresentasse características cicatrizantes para o tratamento de queimaduras e ferimentos leves, dado o ponto das propriedades medicinais da Aloe Vera no tratamento cicatrizante de ferimentos pelas suas substâncias já conhecidas no ramo de fármacos, como os polissacarídeos, principalmente a acemanana, que estimula o crescimento celular e promove a cicatrização. Além disso, possui propriedades antiinflamatórias que ajudam no conforto e aceleram o processo de cicatrização da pele. Temos também a presença da própolis, que é amplamente usada nas indústrias farmacêuticas e é popular por suas propriedades cicatrizantes, que se devem à presença de compostos como flavonoides e ácidos fenólicos. Essas substâncias agem como antioxidantes, aliviando a inflamação e promovendo a regeneração celular. A própolis exerce atividade antimicrobiana, prevenindo infecções e também contribui para a rápida cicatrização de ferimentos. Outro objetivo foi obter um produto o mais autoral possível com ingredientes brasileiros acessíveis e o mais próximo de 100% de naturalidade, dado aos fatos de que a babosa é uma planta relativamente fácil de encontrar-se no Brasil, o que se deve ao clima, com sua diversidade de regiões tropicais e subtropicais, o que torna propício para o desenvolvimento da babosa (aloe vera). O Brasil é também classificado como um dos maiores produtores mundiais de própolis segundo dados de 2022. O trabalho explora a história da utilização de plantas medicinais nacionais, detalha a produção de pomadas, a importância do controle de qualidade, e a anatomia da pele. Destaca-se a revisão bibliográfica sobre Aloe Vera e Própolis, dando atenção a seus compostos e características cicatrizantes. O objetivo é criar um produto inclusivo, acessível e eficaz, valorizando recursos naturais nacionais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21256
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.