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Título: Avaliação da oferta e consumo de alimentos ultraprocessados em crianças entre 6 a 24 meses
Título(s) alternativo(s): Assessment of the supply and consumption of ultra-processed foods in children aged 6 to 24 months
Autor(es): CALIXTO, Samira
MENEZES, Larissa Paixão de
PEREIRA, Yasmim Ribeiro
SANTOS JUNIOR, Claudio dos
SILVA, Mariana Oliveira da
SOUZA, Lília Figueiredo de
QUEIROZ, Maria Eduarda Thomaz de
Orientador(es): REIS, Henrique Nogueira
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Alimentação infantil;Alimentos industrializados;Consumo de alimentos;Marketing;Nutrição da criança;Pesquisa
Data do documento: 17-Jun-2024
Editor: 238
Referência Bibliográfica: CALIXTO, Samira; MENEZES, Larissa Paixão de; PEREIRA, Yasmim Ribeiro; SANTOS JUNIOR, Claudio dos; SILVA, Mariana Oliveira da; SOUZA, Lília Figueiredo de; QUEIROZ, Maria Eduarda Thomaz de. Avaliação da oferta e consumo de alimentos ultraprocessados em crianças entre 6 a 24 meses, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2024.
Resumo: Essa pesquisa busca analisar o consumo de alimentos ultraprocessados em crianças e investigar as questões que intensificam esse padrão de comportamento. Para tanto, realizou-se um formulário digital para responsáveis por crianças entre 6 a 24 meses com intuito de coletar e avaliar dados demográficos, socioeconômicos e comportamentais acerca do consumo de alimentos ultraprocessados. Os resultados demonstraram que entre 25 crianças, 80% consumiram alimentos ultraprocessados precocemente. Os alimentos mais ofertados pelos responsáveis foram o iogurte tipo petit suisse, o biscoito e o achocolatado. Sendo assim, foi revelado o consumo de alimentos ultraprocessados precocemente em crianças menores de dois anos. Esses resultados são alarmantes, pois o consumo desses produtos podem aumentar os riscos de obesidade e enfermidades crônicas. Alguns fatores que podem estimular o consumo desses produtos são o marketing agressivo e a hiperpalabilidade que estimulam o consumo desses alimentos. Sugere-se, o desenvolvimento de mais estudos e políticas públicas voltados à prevenção do consumo de alimentos ultraprocessados em crianças.
This research aims to analyze the consumption of ultra-processed foods in children and investigate the issues that intensify this pattern of behavior. To this end, a digital form was sent to the guardians of children aged between 6 and 24 months in order to collect and evaluate demographic, socioeconomic and behavioral data on the consumption of ultra-processed foods. The results showed that 80% of the 25 children consumed ultra-processed foods at an early age. The foods most often offered by guardians were petit suisse yogurt, cookies and chocolate milk. This revealed the early consumption of ultra-processed foods by children under two years old. These results are alarming, as the consumption of these products can increase the risk of obesity and chronic diseases. Some factors that may encourage consumption of these products are aggressive marketing and hyperpalatability. Further studies and public policies aimed at preventing the consumption of ultra-processed foods in children are suggested.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21240
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