Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21210
Título: Análise de atributos de ambientes virtuais para aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Analysis of attributes of virtual learning environments
Autor(es): RESENDE, Raul
Orientador(es): ROQUE, Wellington
Outro(s) contribuidor(es): CAMPOS, João Manoel de
GOMES, José William Pinto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Aprendizagem;Educação à distância;Ensino por computador;Ensino e aprendizagem
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: 105
Referência Bibliográfica: RESENDE, Raul. Análise de atributos de ambientes virtuais para aprendizagem, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Resumo: Quando se fala em processo de Ensino aprendizagem, é comum imaginar salas de aula com professores explicando conteúdo em lousas e alunos sentados em cadeiras ouvindo as explicações. Porém, com o grande aumento no número de pessoas com acesso à internet e às diferentes plataformas disponíveis, os ambientes virtuais para aprendizagem estão cada vez mais presentes no processo de educação continuada, formal ou informal. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades das principais ferramentas(ambientes) utilizados em processos de ensino-aprendizagem. Na fundamentação teórica são apresentados alguns conceitos chave, como ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância e autoaprendizagem, os quais são ancorados em práticas de pesquisas apresentadas em um conjunto de trabalhos relacionados. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa experimental, que consistiu na determinação de um objeto de estudo, seleção de variáveis capazes de influenciá-lo, e definição dos meios para controlar e observar os efeitos que esta variável manipulada produziu nesse objeto. Assim, com a apresentação, documentação e análise dos dados, os resultados obtidos mostraram as potencialidades dos ambientes virtuais de aprendizagem, ou seja, como podem auxiliar no processo de construção do conhecimento, facilitando assim a tomada de decisão.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21210
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAUL RESENDE.pdf
  Restricted Access
2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.