Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21210
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorROQUE, Wellington-
dc.contributor.authorRESENDE, Raul-
dc.contributor.otherCAMPOS, João Manoel de-
dc.contributor.otherGOMES, José William Pinto-
dc.date.accessioned2024-07-15T18:05:50Z-
dc.date.available2024-07-15T18:05:50Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationRESENDE, Raul. Análise de atributos de ambientes virtuais para aprendizagem, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21210-
dc.description.abstractQuando se fala em processo de Ensino aprendizagem, é comum imaginar salas de aula com professores explicando conteúdo em lousas e alunos sentados em cadeiras ouvindo as explicações. Porém, com o grande aumento no número de pessoas com acesso à internet e às diferentes plataformas disponíveis, os ambientes virtuais para aprendizagem estão cada vez mais presentes no processo de educação continuada, formal ou informal. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades das principais ferramentas(ambientes) utilizados em processos de ensino-aprendizagem. Na fundamentação teórica são apresentados alguns conceitos chave, como ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância e autoaprendizagem, os quais são ancorados em práticas de pesquisas apresentadas em um conjunto de trabalhos relacionados. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa experimental, que consistiu na determinação de um objeto de estudo, seleção de variáveis capazes de influenciá-lo, e definição dos meios para controlar e observar os efeitos que esta variável manipulada produziu nesse objeto. Assim, com a apresentação, documentação e análise dos dados, os resultados obtidos mostraram as potencialidades dos ambientes virtuais de aprendizagem, ou seja, como podem auxiliar no processo de construção do conhecimento, facilitando assim a tomada de decisão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleAnálise de atributos de ambientes virtuais para aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of attributes of virtual learning environmentspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAUL RESENDE.pdf
  Restricted Access
2.01 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.