Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21210
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROQUE, Wellington | - |
dc.contributor.author | RESENDE, Raul | - |
dc.contributor.other | CAMPOS, João Manoel de | - |
dc.contributor.other | GOMES, José William Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T18:05:50Z | - |
dc.date.available | 2024-07-15T18:05:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Raul. Análise de atributos de ambientes virtuais para aprendizagem, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21210 | - |
dc.description.abstract | Quando se fala em processo de Ensino aprendizagem, é comum imaginar salas de aula com professores explicando conteúdo em lousas e alunos sentados em cadeiras ouvindo as explicações. Porém, com o grande aumento no número de pessoas com acesso à internet e às diferentes plataformas disponíveis, os ambientes virtuais para aprendizagem estão cada vez mais presentes no processo de educação continuada, formal ou informal. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades das principais ferramentas(ambientes) utilizados em processos de ensino-aprendizagem. Na fundamentação teórica são apresentados alguns conceitos chave, como ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância e autoaprendizagem, os quais são ancorados em práticas de pesquisas apresentadas em um conjunto de trabalhos relacionados. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa experimental, que consistiu na determinação de um objeto de estudo, seleção de variáveis capazes de influenciá-lo, e definição dos meios para controlar e observar os efeitos que esta variável manipulada produziu nesse objeto. Assim, com a apresentação, documentação e análise dos dados, os resultados obtidos mostraram as potencialidades dos ambientes virtuais de aprendizagem, ou seja, como podem auxiliar no processo de construção do conhecimento, facilitando assim a tomada de decisão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino por computador | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Análise de atributos de ambientes virtuais para aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of attributes of virtual learning environments | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RAUL RESENDE.pdf Restricted Access | 2.01 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.