Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20978
Título: | O papel do e-learing no modelo de aprendizagem 70:20:10 |
Título(s) alternativo(s): | The role e-learning in the learning model 70:20:10 |
Autor(es): | FREIRE, Lucas Ribeiro |
Orientador(es): | ROTA, José Augusto |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Competência profissional;Organização;Recursos humanos;Treinamento de pessoal |
Data do documento: | Jun-2019 |
Editor: | 112 |
Referência Bibliográfica: | FREIRE, Lucas Ribeiro. O papel do e-learing no modelo de aprendizagem 70:20:10, 2019. Artigo Científico (Curso Superior de Tecnologia em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2019 |
Resumo: | Este trabalho enfoca a educação organizacional em uma empresa metalúrgica. Muitas empresas optam pelo aprendizado on-the-job e acabam esquecendo ou deixando de lado a parte formal e conceitual, que também é necessária. Outras contemplam o conceitual, mas não incentivam o compartilhamento interno de experiências. Nesse contexto, o modelo 70:20:10 foi criado para estruturar as formas de aprendizagem dentro da empresa, com a premissa de que o
conhecimento é basicamente adquirido através das experiências, do contato social e pelos
cursos formais e informais. Esse estudo se propõe a realizar uma pesquisa de abordagem
quantitativa sobre o sistema e-learning corporativo e das práticas habituais dos colaboradores
de uma empresa do ramo metalomecânica para verificar a eficiência na assimilação de
conhecimento e a sua aplicação nas atividades operacionais e apontar possíveis falhas ou
obstáculos no processo de aprendizagem. Considera-se que este estudo propiciou a
compreensão da importância da informatização educacional como estratégia para o
desenvolvimento organizacional e pessoal. Visando vantagem competitiva, a gamificação vem
modificando a forma de se aprender, trabalhando de forma eficaz a construção de treinamentos,
o enriquecimento profissional e fortalecendo os processos produtivos. This work focuses on organizational education in a metallurgical company. Many companies opt for on-the-job learning and end up forgetting or leaving aside the formal and conceptual part, which is also needed. Others contemplate the conceptual, but do not encourage the internal sharing of experiences. In this context, the 70:20:10 model was created to structure the forms of learning within the company, with the premise that knowledge is basically acquired through experiences, social contact and formal and informal courses. This study proposes to carry out a quantitative approach research on the corporate e-learning system and the usual practices of the employees of a company of the metal mechanical branch to verify the efficiency in the assimilation of knowledge and its application in the operational activities and to point out possible failures or obstacles in the learning process. It is considered that this study provided an understanding of the importance of educational computerization as a strategy for organizational and personal development. Aiming at competitive advantage, gamification has been modifying the way to learn, effectively working the construction of training, professional enrichment and strengthening the productive processes. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20978 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCAS RIBEIRO FREIRE.pdf | O papel do e-learing no modelo de aprendizagem 70:20:10 | 672.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.