Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20978
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorROTA, José Augusto-
dc.contributor.authorFREIRE, Lucas Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-07-05T13:48:25Z-
dc.date.available2024-07-05T13:48:25Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.citationFREIRE, Lucas Ribeiro. O papel do e-learing no modelo de aprendizagem 70:20:10, 2019. Artigo Científico (Curso Superior de Tecnologia em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20978-
dc.description.abstractEste trabalho enfoca a educação organizacional em uma empresa metalúrgica. Muitas empresas optam pelo aprendizado on-the-job e acabam esquecendo ou deixando de lado a parte formal e conceitual, que também é necessária. Outras contemplam o conceitual, mas não incentivam o compartilhamento interno de experiências. Nesse contexto, o modelo 70:20:10 foi criado para estruturar as formas de aprendizagem dentro da empresa, com a premissa de que o conhecimento é basicamente adquirido através das experiências, do contato social e pelos cursos formais e informais. Esse estudo se propõe a realizar uma pesquisa de abordagem quantitativa sobre o sistema e-learning corporativo e das práticas habituais dos colaboradores de uma empresa do ramo metalomecânica para verificar a eficiência na assimilação de conhecimento e a sua aplicação nas atividades operacionais e apontar possíveis falhas ou obstáculos no processo de aprendizagem. Considera-se que este estudo propiciou a compreensão da importância da informatização educacional como estratégia para o desenvolvimento organizacional e pessoal. Visando vantagem competitiva, a gamificação vem modificando a forma de se aprender, trabalhando de forma eficaz a construção de treinamentos, o enriquecimento profissional e fortalecendo os processos produtivos.pt_BR
dc.description.abstractThis work focuses on organizational education in a metallurgical company. Many companies opt for on-the-job learning and end up forgetting or leaving aside the formal and conceptual part, which is also needed. Others contemplate the conceptual, but do not encourage the internal sharing of experiences. In this context, the 70:20:10 model was created to structure the forms of learning within the company, with the premise that knowledge is basically acquired through experiences, social contact and formal and informal courses. This study proposes to carry out a quantitative approach research on the corporate e-learning system and the usual practices of the employees of a company of the metal mechanical branch to verify the efficiency in the assimilation of knowledge and its application in the operational activities and to point out possible failures or obstacles in the learning process. It is considered that this study provided an understanding of the importance of educational computerization as a strategy for organizational and personal development. Aiming at competitive advantage, gamification has been modifying the way to learn, effectively working the construction of training, professional enrichment and strengthening the productive processes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Produção Industrialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher112pt_BR
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectTreinamento de pessoalpt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleO papel do e-learing no modelo de aprendizagem 70:20:10pt_BR
dc.title.alternativeThe role e-learning in the learning model 70:20:10pt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS RIBEIRO FREIRE.pdfO papel do e-learing no modelo de aprendizagem 70:20:10672.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.