Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20962
Título: Contaminação do sabonete em barra para banho ocasionada pelo uso compartilhado e individual
Autor(es): GOMES, Renata Corrêa
Orientador(es): PEDRO, Ricardo
Outro(s) contribuidor(es): HIGUCHI, Célio Takashi
ITO, Rosilene Kinue
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Contaminação;Cosmetologia (microbiologia);Sabão
Data do documento: 2021
Editor: 217
Referência Bibliográfica: Gomes, Renata Corrêa. Contaminação do sabonete em barra para banho ocasionada pelo uso compartilhado e individual, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2021.
Resumo: Introdução: O microbiota da pele que é formada por váriosmicrorganismos dividida em dois grupos: Microbiotaresidente que está aderida as camadas mais profundas da pele, por exemplo: Estafilococos e bacilos e as bactérias transitórias que consistem em microrganismos não patogênicos ou potencial patogênico. Estes microrganismos contribuem para a saúde dermatológica epara a diminuição de doenças e problemas dermatológicos como acne, dermatites, entre outros. A relação entre o usodo sabonete em barra sob ação da água pode ocasionar contaminações superficiais nos sabonetes e causar infecções e doenças, quando o uso é coletivo e individual,pois o ambiente do banheiro é um lugar com muitos microrganismos que podem se instalar no produto. Objetivo: Investigar as contaminações provenientes do sabonete em barra para banho, ocasionado pelo uso compartilhado (utilizado por mais de uma pessoa) ou uso individual (utilizado por uma pessoa) e ambos expostos ao banheiro e avaliar se o uso do sabonete líquido é uma alternativa favorável. Materiais e métodos: Os métodos empregados neste artigo foram baseados na Farmacopéia USP43-NF38 < 61> e <62> Microbiological Tests 2021 e utilizados as 15 amostras doadas, com as seguintes técnicas: pour plate para contagem de bactérias e fungos e a técnica spread plate para a análise patogênica. Resultados: Os resultados do uso compartilhado e uso individual mostraram-se contaminados, variando alguns microrganismos que as vezes são diferentes para cada indivíduo, onde foi possível identificar que o uso do sabonete em barra para banho representa um acúmulo de bactérias que podem trazer inúmeras doenças à pele, como acne e demartites. Conclusão: Conclui-se que o uso do sabonete líquido seria o mais indicado, porque este não tem contato direto com o meio externo, reduzindo as chances de se contaminar-se.
ntroduction: The Skin Microbiota that is formed by severalmicroorganisms shared into two groups: Resident microbiota that is adhered to the deeper layers of the skin, for example: Staphylococci and bacilli and transient bacteria consisting of non pathogenic microorganisms or pathogenic potential. These microorganisms contribute to dermatological health and are essential to reducediseases and dermatological problems such as acne, demartitis,among others. The relationship between the use of solid barsoap, can cause superficial contaminations in soaps and cause infections and diseases, when the use is collective orindividual, as the bathroom environment is a place with many microorganisms that can settle in the product.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20962
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- CONTAMINAÇÃO DO SABONETE EM BARRA PARA BANHO OCASIONADA PELO USO COMPARTILHADO E INDIVIDUAL.ATUALIZADO..pdf
  Restricted Access
663.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.