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Título: Endomarketing: a utilização do endomarketing na melhoria da CNV entre líder e liderado
Título(s) alternativo(s): Endomarketing: the use of endomarketing in the improvement of NVC between leader and subordinate
Autor(es): LIMA, Camila Lourenço
SILVA, Daniel Dias
QUEIROZ, Gabrielle Mendes
LODI, Lais
KUMAGAI, Viviane Kaoru
Orientador(es): MACHADO, Gerson Samuel
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Endomarketing;Liderança;Comunicação interna;Organização administrativa
Data do documento: Dez-2023
Editor: 193
Referência Bibliográfica: LIMA, Camila Lourenço Lima; SILVA, Daniel Dias; QUEIROZ, Gabrielle Mendes; LODI, Lais; KUMAGAI, Viviane Kaoru. Endomarketing: a utilização do endomarketing na melhoria da CNV entre líder e liderado, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em recursos humanos) ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, Piracicaba, 2023.
Resumo: O trabalho trata do Endomarketing (comunicação interna): comunicação não violenta (CNV) voltado para as organizações que pretendem mudar a forma de se relacionar com seus colaboradores de forma eficiente e eficaz, trazendo benefícios tanto pessoal, profissional e organizacional para todos da organização. A comunicação é importante em todas as áreas da nossa vida, pois faz parte de nosso dia-a-dia, caso não seja clara e objetiva pode ocasionar muitos problemas em todos os sentidos. Conforme levantado na pesquisa de campo observa-se que existe uma pequena margem de erro na comunicação interna das organizações como dificuldades de interação, a forma de abordagem entre colaboradores, líderes e gestão. Caso não esteja tudo muito bem alinhado entre esses pontos pode-se causar grandes prejuízos para ambas as partes, pois a organização precisa dessa estratégia para sincronizar de forma eficiente toda uma equipe ou até mesmo a instituição como um todo.
The work deals with Endomarketing (internal communication): non-violent communication (NVC) aimed at organizations that want to change the way they relate to their employees in an efficient and effective way, bringing personal, professional and organizational benefits to everyone in the organization. Communication is important in all areas of our lives, as it is part of our day-to-day lives. If it is not clear and objective, it can cause many problems in every sense. According to the field research, there is a small gap in internal communication in organizations, such as difficulties in interaction, the way in which employees, leaders and management approach each other. If these points are not well aligned, it can cause major damage for both parties, as the organization needs this strategy to efficiently synchronize an entire team or even the institution as a whole.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20900
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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