Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20659
Título: Aplicação da ferramenta 5s a uma escola pública municipal
Autor(es): LOPES, Vinicius Henrique Bernardo
Orientador(es): LEITE, Vitor de Campos
Tipo documental: Projeto de pesquisa
Palavras-chave: Educação;Gestão da qualidade
Data do documento: Mai-2013
Editor: 112
Referência Bibliográfica: LOPES, Vinicius Henrique Bernardo. Aplicação da ferramenta 5s a uma escola pública municipal, 2013. Projeto de Pesquisa (Curso Superior de Tecnologia em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2013
Resumo: Este trabalho pretendeu aplicar a ferramenta da qualidade 5S numa escola pública de ensino fundamental no município de Botucatu surgiu a partir das demandas visíveis apresentadas pela educação como um todo, que carecem de medidas que visem a melhoria de sua qualidade. Através das aulas de gestão da qualidade, ministradas no curso de tecnologia de produção industrial na Fatec de Botucatu, foi observada a aplicabilidade e grande quantidade de benefícios derivados da implementação do programa de qualidade denominado 5S. É proposto à implementação da ferramenta da qualidade 5S numa escola pública municipal a fim de se avaliar a possibilidade de sua aplicação e os benefícios que pode acarretar. O processo deve se iniciar através de contato com a direção da escola para marcar uma reunião com a mesma, a fim de apresentar a ideia da ferramenta e de sua implantação. Pretende-se explanar o conteúdo do programa com a direção da escola, e posteriormente realizar um treinamento com os funcionários em duas fases, também se planeja criar um grupo responsável pela implementação do programa 5S na escola, grupo este formado por representantes dos funcionários, professores e direção. Este grupo será responsável por indicar as necessidades de haver uma forma dinâmica para apresentar a ferramenta 5S aos alunos. Necessário desenvolver métodos para participação através de ações dos funcionários do setor de limpeza da escola e desenvolver métodos para manutenção dos conceitos do programa 5S nos departamentos da escola, com o intuito de obter como resultados o treinamento de todos os funcionários e professores, a criação do grupo de implantação do 5S, além de melhor otimização de salas de aula da escola devido a aplicação dos sensos, sem falar na obtenção de uma cultura na escola em busca de melhorias contínuas. Todas as medidas têm por objetivo concluir que a ferramenta funciona devido os benefícios obtidos através desta experimentação e tem aplicabilidade prática no contexto analisado, contexto esse de uma escola pública municipal de ensino fundamental nível um, é válido ressaltar que a obtenção de resultados mais audaciosos e além de uma aparência da ferramenta 5S mais habitual, demandaria investimentos, tanto financeiros quanto de carga horária dos envolvidos na implementação.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20659
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VINICIUS HENRIQUE BERNARDO LOPES.pdf
  Restricted Access
Aplicação da ferramenta 5s a uma escola pública municipal697.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.