Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20659
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLEITE, Vitor de Campos-
dc.contributor.authorLOPES, Vinicius Henrique Bernardo-
dc.date.accessioned2024-07-02T18:40:05Z-
dc.date.available2024-07-02T18:40:05Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.citationLOPES, Vinicius Henrique Bernardo. Aplicação da ferramenta 5s a uma escola pública municipal, 2013. Projeto de Pesquisa (Curso Superior de Tecnologia em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20659-
dc.description.abstractEste trabalho pretendeu aplicar a ferramenta da qualidade 5S numa escola pública de ensino fundamental no município de Botucatu surgiu a partir das demandas visíveis apresentadas pela educação como um todo, que carecem de medidas que visem a melhoria de sua qualidade. Através das aulas de gestão da qualidade, ministradas no curso de tecnologia de produção industrial na Fatec de Botucatu, foi observada a aplicabilidade e grande quantidade de benefícios derivados da implementação do programa de qualidade denominado 5S. É proposto à implementação da ferramenta da qualidade 5S numa escola pública municipal a fim de se avaliar a possibilidade de sua aplicação e os benefícios que pode acarretar. O processo deve se iniciar através de contato com a direção da escola para marcar uma reunião com a mesma, a fim de apresentar a ideia da ferramenta e de sua implantação. Pretende-se explanar o conteúdo do programa com a direção da escola, e posteriormente realizar um treinamento com os funcionários em duas fases, também se planeja criar um grupo responsável pela implementação do programa 5S na escola, grupo este formado por representantes dos funcionários, professores e direção. Este grupo será responsável por indicar as necessidades de haver uma forma dinâmica para apresentar a ferramenta 5S aos alunos. Necessário desenvolver métodos para participação através de ações dos funcionários do setor de limpeza da escola e desenvolver métodos para manutenção dos conceitos do programa 5S nos departamentos da escola, com o intuito de obter como resultados o treinamento de todos os funcionários e professores, a criação do grupo de implantação do 5S, além de melhor otimização de salas de aula da escola devido a aplicação dos sensos, sem falar na obtenção de uma cultura na escola em busca de melhorias contínuas. Todas as medidas têm por objetivo concluir que a ferramenta funciona devido os benefícios obtidos através desta experimentação e tem aplicabilidade prática no contexto analisado, contexto esse de uma escola pública municipal de ensino fundamental nível um, é válido ressaltar que a obtenção de resultados mais audaciosos e além de uma aparência da ferramenta 5S mais habitual, demandaria investimentos, tanto financeiros quanto de carga horária dos envolvidos na implementação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Produção Industrialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher112pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleAplicação da ferramenta 5s a uma escola pública municipalpt_BR
dc.typeProjeto de pesquisapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VINICIUS HENRIQUE BERNARDO LOPES.pdf
  Restricted Access
Aplicação da ferramenta 5s a uma escola pública municipal697.25 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.