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Título: A influência do marketing no processo de aquisição de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos: o caso do shampoo
Autor(es): BARRETO, Natália Franqui
Orientador(es): PINHEIRO, Paulo César
Outro(s) contribuidor(es): SZAROTA, Rosa Maria
MARQUES, Leandro
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Cosméticos;Xampu;Marketing;Comportamento do consumidor
Data do documento: 2017
Editor: 217
Referência Bibliográfica: BARRETO, Natália Franqui. A influência do marketing no processo de aquisição de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos: o caso do shampoo, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2017.
Resumo: Em 2016 o Brasil ocupou a 4ª posição em relação ao consumo mundial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, com 29,3 bilhões de dólares. O setor de produtos para cabelos, no qual o shampoo se enquadra, estava na 4ª posição mundial em relação às principais categorias. O marketing identifica as necessidades dos clientes, através de pesquisas qualitativas e quantitativas e desenvolve produtos para satisfazê-las. Como o mercado é muito amplo, é necessário unir os consumidores com características semelhantes, a chamada segmentação de mercado. Ao adquirir um produto, o comprador sofre influências de fatores internos, como motivação, aprendizagem, percepção, atitudes e personalidade; e fatores externos, como família, classe social, grupos de referência e cultura. O objetivo deste trabalho foi conhecer o comportamento do consumidor diante de determinadas variáveis que podem influenciar sua decisão em adquirir ou não um shampoo. Esta pesquisa pode ser classificada, quanto aos fins como descritiva e explicativa e quanto aos meios de investigação como pesquisa de campo e bibliográfica. Através dos resultados, foi possível concluir que os fatores internos foram os maiores influenciadores na decisão de compra dos entrevistados.
In 2016 Brazil ranked 4th in relation to the world consumption of personal hygiene, perfumery and cosmetics, with 29.3 billion dollars. Shampoo belongs to the hair products division, which takes the world’s 4th place in relation to the main ranks. Marketing department identifies customer needs through qualitative and quantitative researches and develops products to satisfy them. As the market is very wide, it is required to join consumers with similar features, the named market segmentation. When purchasing a product, the buyer is induced by internal factors such as motivation, learning, perception, attitudes and personality; and external factors such as family, social class, reference groups and culture. The aim of this study was to know the consumer’s behavior in relation to certain variables that may influence his decision on whether or not to acquire a shampoo. This survey can be classified, for the purposes as descriptive and explanatory and for the means of investigation as field research and bibliographical. Through the results, it was possible to conclude that the internal factors were the major influencers in the purchasing decision of the interviewees.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20640
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