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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20518
Título: | O panorama de cores do mercado brasileiro de esmaltes |
Autor(es): | ALMEIDA, Joyce Santana de |
Orientador(es): | MORAES, Carla Aparecida Pedriali |
Outro(s) contribuidor(es): | BRANCO, Priscila Praxedes Garcia MILIAUSKAS, Rosemary |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Unhas;Tinturas;Cor;Mercados;Cosméticos |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | 217 |
Referência Bibliográfica: | ALMEIDA, Joyce Santana de. O panorama de cores do mercado brasileiro de esmaltes, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2017. |
Resumo: | Nos últimos anos, o consumo de esmalte tem crescido de uma forma global.
Novas formulações, cores e efeitos vêm surgindo para atrair e agradar aos diversos
públicos. O objetivo desse trabalho foi traçar um panorama das cores e tipos de
esmalte presentes no mercado brasileiro a partir do portfólio de dez empresas
selecionadas. Este trabalho também traz uma breve abordagem do atual cenário
brasileiro de cosméticos; alguns fatos importantes sobre a história do esmalte, além
de dados mercadológicos e uma concisa explanação do que seja Comportamento
do Consumidor. Os dados coletados das empresas selecionadas foram catalogados
e quantificados em formato de gráficos, e posteriormente analisados. Os resultados
obtidos mostraram que há uma tendência a se ter a cor rosa como carro-chefe dos
portfólios e que os tons de lilás/roxo vêm ganhando espaço. As empresas também
vêm investindo na criação de novos produtos (esmaltes metalizados, com glitter,
efeitos diversos) e cores extravagantes. Além disso, os gráficos também mostraram
que há uma divisão bem clara dos portfólios das empresas em relação à produção
de esmaltes cremosos e esmaltes perolados/cintilantes. Após a análise dos
resultados, concluiu-se que as empresas possuem comportamentos muito
parecidos. Por outro lado, temos as empresas que buscam de alguma maneira,
mostrarem-se inovadoras e diferentes. In the past few years, the consumption of nail polish has grown in a global way. New formulations, colors and effects have been appearing to get attention and to please the most different people. The target of this work was to draw a panorama of the colors and types of nail polishes present in the Brazilian Market from the catalog of ten chosen companies. This work also brings a rapid approach of the present cosmetic Brazilian scenario; some vital facts about the nail polish origins, besides Market data and a concise explanation about what consumer behavior is. The collected data from the selected companies were catalogued and quantified in graphics and, later, analyzed. The obtained results showed there is a tendency to have pink as the main one in the portfolios and the lilac/purple tones are gaining space. The companies also are investing in the creation of the new products (metallic, glitter, effects nail polishes) and extravagant colors. Besides that, the graphic also had shown that there is a clear division in the companies’ portfolios towards the production of common enamel and the sparkling one. After the analyses of the results, it was possible to conclude that the companies have a very similar behavior. On the other hand, there are the companies that try, in some way, to be innovative and different. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20518 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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