Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20496
Título: Contribuição da satisfação do cliente no desenvolvimento de produtos: estudo de caso de uma empresa de cosméticos
Autor(es): SANTOS, Suélen Modelon dos
Orientador(es): PIERRE, Fernanda Cristina
BATISTELA, Gislaine Cristina
Tipo documental: Projeto de pesquisa
Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos;Competitividade;Satisfação do consumidor
Data do documento: Dez-2012
Editor: 112
Referência Bibliográfica: SANTOS, Suélen Modelon dos. Contribuição da satisfação do cliente no desenvolvimento de produtos: estudo de caso de uma empresa de cosméticos, 2012. Projeto de Pesquisa (Curso Superior de Tecnologia em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2012
Resumo: As empresas têm por objetivo alcançar um alto índice de competitividade, porém, atualmente, esse índice esta difícil de ser alcançado devido, especialmente, ao rápido crescimento das tecnologias e do mercado. As empresas que estão à frente no mercado têm se destacado principalmente no fator cliente, pois elas apostam em produtos que satisfaçam as necessidades dos consumidores. O uso de ferramentas para medir a satisfação do cliente tem ganhado força nas empresas e os gerentes de desenvolvimento as têm utilizado para lançamento, criação ou melhoria de produtos. Essa relação da satisfação dos clientes e desenvolvimento de produtos será demonstrada através de investigação em campo em uma empresa de cosméticos da cidade de Botucatu-SP na qual foram coletadas todas as informações. Para essa avaliação foi utilizada metodologia de estudo exploratório com uma pesquisa qualitativa envolvendo variáveis qualitativas e quantitativas da satisfação dos clientes/consumidor (chamados neste trabalho de profissionais) da empresa em relação a um produto da mesma. Foi rodado um questionário respondido por 102 profissionais com perguntas que envolviam características do produto necessárias para satisfazê-los. Por meio da pesquisa foi possível concluir que o grau de satisfação dos entrevistados foram positivos, pois na maioria das analises obteve-se um percentual acima de 50% de profissionais muito satisfeitos com as características do produto. Porém a empresa pode vir fortalecer sua imagem de mercado utilizando os resultados apresentados, pois pode corrigir falhas no produto que estejam prejudicando o grau de satisfação dos profissionais, ou mesmo desenvolver um novo produto que atenda todas as características eficientemente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20496
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUÉLEN MODELON DOS SANTOS.pdf
  Restricted Access
Contribuição da satisfação do cliente no desenvolvimento de produtos: estudo de caso de uma empresa de cosméticos381.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.