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dc.contributor.advisorPIERRE, Fernanda Cristina-
dc.contributor.advisorBATISTELA, Gislaine Cristina-
dc.contributor.authorSANTOS, Suélen Modelon dos-
dc.date.accessioned2024-06-28T13:31:46Z-
dc.date.available2024-06-28T13:31:46Z-
dc.date.issued2012-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Suélen Modelon dos. Contribuição da satisfação do cliente no desenvolvimento de produtos: estudo de caso de uma empresa de cosméticos, 2012. Projeto de Pesquisa (Curso Superior de Tecnologia em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20496-
dc.description.abstractAs empresas têm por objetivo alcançar um alto índice de competitividade, porém, atualmente, esse índice esta difícil de ser alcançado devido, especialmente, ao rápido crescimento das tecnologias e do mercado. As empresas que estão à frente no mercado têm se destacado principalmente no fator cliente, pois elas apostam em produtos que satisfaçam as necessidades dos consumidores. O uso de ferramentas para medir a satisfação do cliente tem ganhado força nas empresas e os gerentes de desenvolvimento as têm utilizado para lançamento, criação ou melhoria de produtos. Essa relação da satisfação dos clientes e desenvolvimento de produtos será demonstrada através de investigação em campo em uma empresa de cosméticos da cidade de Botucatu-SP na qual foram coletadas todas as informações. Para essa avaliação foi utilizada metodologia de estudo exploratório com uma pesquisa qualitativa envolvendo variáveis qualitativas e quantitativas da satisfação dos clientes/consumidor (chamados neste trabalho de profissionais) da empresa em relação a um produto da mesma. Foi rodado um questionário respondido por 102 profissionais com perguntas que envolviam características do produto necessárias para satisfazê-los. Por meio da pesquisa foi possível concluir que o grau de satisfação dos entrevistados foram positivos, pois na maioria das analises obteve-se um percentual acima de 50% de profissionais muito satisfeitos com as características do produto. Porém a empresa pode vir fortalecer sua imagem de mercado utilizando os resultados apresentados, pois pode corrigir falhas no produto que estejam prejudicando o grau de satisfação dos profissionais, ou mesmo desenvolver um novo produto que atenda todas as características eficientemente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Produção Industrialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher112pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de produtospt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleContribuição da satisfação do cliente no desenvolvimento de produtos: estudo de caso de uma empresa de cosméticospt_BR
dc.typeProjeto de pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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