Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20453
Título: Desenvolvimento de uma base mousse facial em aerossol
Autor(es): SILVA, Jakeline Alexandre da
Orientador(es): MORAES, Carla Aparecida Pedriali
ALMASY, Antal Gyorgy
Outro(s) contribuidor(es): BRANCO, Priscila Praxedes Garcia
LIMA, Gabriele Wander Ruas de
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Maquiagem;Face;Aerossol;Cosméticos
Data do documento: 2018
Editor: 217
Referência Bibliográfica: SILVA, Jakeline Alexandre da. Desenvolvimento de uma base mousse facial em aerossol, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2018.
Resumo: Segundo a ABIHPEC, a cada ano o mercado mundial de cosméticos movimenta bilhões de dólares. Em 2017, o Brasil ocupou a quarta posição entre os 10 principais países, com 6,9% do consumo mundial, sendo o quinto na categoria maquiagem. O aumento do uso da maquiagem está atribuído à diversos fatores, como proporcionar para as pessoas não somente um instante de apreciação própria, mas também uma influência positiva em sua autoestima e identificação com a própria personalidade, além de sentir-se parte da sociedade e aceitação de suas exigências. Com o objetivo de desenvolver uma formulação de base para maquiagem facial, com apresentação em mousse, em sistema aerossol, testou-se 8 formulações, nas quais as 7 primeiras foram descartadas por não atender as características desejadas. A partir do protótipo obtido no teste 8, realizou-se as análises físico-químicas e características organolépticas. Os testes de estabilidade foram realizados em amostras do protótipo antes do envase em sistema aerossol. Considerando os resultados obtidos, este trabalho deu origem a um produto, cuja forma de apresentação em mousse foi obtida com a sinergia de tecnologias provenientes da ação espumante da Cocoamidopropil Betaína sob ação do gás propulsor, que dispersa o produto em partículas muito pequenas. Através da tecnologia dos polímeros formou-se dispersões coloidais na fase aquosa, constituída por polímeros do ácido acrílico, e na fase oleosa obtida por ingredientes a base de polímeros de etilcelulose e emolientes através do sistema Bi-gel. Provando que é possível associar uma fase oleosa a uma fase aquosa sem a adição de surfactante.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20453
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Base Mousse Facial - Jakeline Alexandre.pdf
  Restricted Access
403.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.