Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20363
Título: | Estudo de caso dos benefícios das ciclovias |
Autor(es): | SANCHES, Elisângela VIANA, Fernanda SIMAS, Henrique TECHE, Márcio EVANGELISTA, Maria APARECIDA, Regina SANTIAGO, Zeila |
Orientador(es): | TOZZI, Cecília |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Ciclismo;Ciclovias (infra-estrutura) |
Data do documento: | 2011 |
Editor: | 166 |
Referência Bibliográfica: | SANCHES, Elisângela; VIANA, Fernanda; SIMAS, Henrique; TECHE, Márcio; EVANGELISTA, Maria; APARECIDA, Regina; SANTIAGO, Zeila. Estudo de caso dos benefícios das ciclovias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Logística) - Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, Diadema, 2011 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo, ressaltar e incentivar o uso da modal ciclística como meio de transporte, tomando por base geográfica as principais avenidas da cidade de Diadema, incluindo principalmente as av. Casa Grande e Ulysses Guimarães, cujas leis já estão aprovadas desde 1994 e que até hoje não foram cumpridas. Par isto procurou identificar a existência de infra-estrutura e equipamentos cicloviários na área de estudo, observando a necessidade de implantação, melhoria e/ou ampliação dos mesmos; efetuar a caracterização sócio-espacial da área, mediante uma leitura comunitária; compreender a relação entre o modal ciclístico e o perfil sócio econômico; verificar as Políticas Públicas existentes em Diadema, principalmente, voltadas à mobilidade ativa e mostrar a importância de um sistema integrado de mobilidade que garanta a acessibilidade e a sustentabilidade do meio ambiente, que ajude a diminuir o transito e facilite a locomoção de veículos de transporte, fazendo com que o tempo entra as viagens seja diminuído. A cidade de São Paulo num todo seguiu um padrão que privilegia o transporte individual motorizado, o que hoje torna um problema a mobilidade urbana e, conseqüentemente, a qualidade de vida dos seus moradores. De fato, o aumento dos congestionamentos e do tempo gasto nos deslocamentos, as maiores incidências de acidentes de trânsito e de poluição deveriam levar a uma busca de alternativas mais conseqüentes pelo poder público e a estudos mais aprofundados por parte dos diversos setores sociais, o que não têm ocorrido. Com base nessa situação, foi realizado esse estudo abordando temas como a acessibilidade dos cidadãos à cidade, o planejamento urbano e a percepção dos moradores locais sobre o assunto tendo como foco principal a mobilidade ciclística, ou o modal ciclístico. A pesquisa apontou que é necessário: estabelecer prerrogativas para a integração do transporte coletivo com os demais modais, sobretudo o ciclístico; E buscar o equilíbrio entre a demanda e a oferta dos meios de transportes não motorizados. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20363 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
logistica_2011_elisangela_sanches_estudo_de_caso_dos_beneficios_das_ciclovias.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.