Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20363
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TOZZI, Cecília | - |
dc.contributor.author | SANCHES, Elisângela | - |
dc.contributor.author | VIANA, Fernanda | - |
dc.contributor.author | SIMAS, Henrique | - |
dc.contributor.author | TECHE, Márcio | - |
dc.contributor.author | EVANGELISTA, Maria | - |
dc.contributor.author | APARECIDA, Regina | - |
dc.contributor.author | SANTIAGO, Zeila | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-25T20:53:59Z | - |
dc.date.available | 2024-06-25T20:53:59Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | SANCHES, Elisângela; VIANA, Fernanda; SIMAS, Henrique; TECHE, Márcio; EVANGELISTA, Maria; APARECIDA, Regina; SANTIAGO, Zeila. Estudo de caso dos benefícios das ciclovias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Logística) - Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, Diadema, 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20363 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo, ressaltar e incentivar o uso da modal ciclística como meio de transporte, tomando por base geográfica as principais avenidas da cidade de Diadema, incluindo principalmente as av. Casa Grande e Ulysses Guimarães, cujas leis já estão aprovadas desde 1994 e que até hoje não foram cumpridas. Par isto procurou identificar a existência de infra-estrutura e equipamentos cicloviários na área de estudo, observando a necessidade de implantação, melhoria e/ou ampliação dos mesmos; efetuar a caracterização sócio-espacial da área, mediante uma leitura comunitária; compreender a relação entre o modal ciclístico e o perfil sócio econômico; verificar as Políticas Públicas existentes em Diadema, principalmente, voltadas à mobilidade ativa e mostrar a importância de um sistema integrado de mobilidade que garanta a acessibilidade e a sustentabilidade do meio ambiente, que ajude a diminuir o transito e facilite a locomoção de veículos de transporte, fazendo com que o tempo entra as viagens seja diminuído. A cidade de São Paulo num todo seguiu um padrão que privilegia o transporte individual motorizado, o que hoje torna um problema a mobilidade urbana e, conseqüentemente, a qualidade de vida dos seus moradores. De fato, o aumento dos congestionamentos e do tempo gasto nos deslocamentos, as maiores incidências de acidentes de trânsito e de poluição deveriam levar a uma busca de alternativas mais conseqüentes pelo poder público e a estudos mais aprofundados por parte dos diversos setores sociais, o que não têm ocorrido. Com base nessa situação, foi realizado esse estudo abordando temas como a acessibilidade dos cidadãos à cidade, o planejamento urbano e a percepção dos moradores locais sobre o assunto tendo como foco principal a mobilidade ciclística, ou o modal ciclístico. A pesquisa apontou que é necessário: estabelecer prerrogativas para a integração do transporte coletivo com os demais modais, sobretudo o ciclístico; E buscar o equilíbrio entre a demanda e a oferta dos meios de transportes não motorizados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Logística | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 166 | pt_BR |
dc.subject | Ciclismo | pt_BR |
dc.subject | Ciclovias (infra-estrutura) | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Estudo de caso dos benefícios das ciclovias | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
logistica_2011_elisangela_sanches_estudo_de_caso_dos_beneficios_das_ciclovias.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.