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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20339
Título: | Análise do uso da Matricaria chamomilla em cosméticos infantis |
Autor(es): | ALVES, Vanessa do Carmo |
Orientador(es): | ITO, Rosilene Kinue |
Outro(s) contribuidor(es): | ANDRADE, Geyssa Ferreira JOCA, Jhonny Frank Sousa |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Camomila;Fitotecnia;Fármacos;Cosméticos;Público infantil |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | 217 |
Referência Bibliográfica: | ALVES, Vanessa Carmo. Análise do uso da Matricaria chamomilla em cosméticos infantis, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2020. |
Resumo: | Os produtos infantis de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, tem sido cada vez
mais consumido pelo público brasileiro. A inovação de linhas exclusivas em conjunto
com recursos visuais em cores vibrantes e com personagens de desenho, cativam a
atenção do público infantil, incentivando os pais no momento da compra. A pele infantil
é diferente da adulta, sendo mais fina, sensível e imatura, sendo assim, produtos
cosméticos para esse nicho devem proporcionar segurança em todos os componentes
da formulação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA, regulamenta
todos os requisitos como testes dermatológicos, de segurança, eficácia, e restrições
específicas de ingredientes cosméticos, para que não contenham substâncias
irritativas em seus ingredientes. Tendo em vista essas premissas, as empresas
cosméticas buscam incorporar nas formulações ativos naturais de baixa irritabilidade
e de ação calmante, como extratos vegetais à base de camomila (Matricaria
chamomilla), uma planta muito cultivada no Brasil, originária do norte da Europa; onde
desde a antiguidade é utilizada em medicamentos e cosméticos com ação anti inflamatória, antisséptica e antiflogística. Quando incorporados em cosméticos, as
marcas incluem o apelo, de produtos naturais que não promovem malefícios à pele,
aumentando a confiabilidade do produto no momento da venda e a crença de que o
“natural” não faz mal. Children's products of personal hygiene, perfumery and cosmetics have been increasingly consumed by the Brazilian public. The innovation of exclusive lines together with visual resources in vibrant colors and with drawing characters, captivate the attention of the children public, encouraging parents at the time of purchase. Children's skin is different from adults, being thinner, more sensitive and immature, so cosmetic products for this niche should provide safety in all formulation components. The National Health Surveillance Agency (ANVISA) regulates all requirements such as dermatological tests, safety, efficacy, and specific restrictions of cosmetic ingredients so that they do not contain irritating substances in their ingredients. In view of these premises, cosmetic companies seek to incorporate in natural active formulations of low irritability and calming action, such as plant extracts based on chamomile (Matricaria chamomilla), a plant widely grown in Brazil, originating in northern Europe; where since antiquity is used in drugs and cosmetics with anti inflammatory, antiseptic and antiphlogistic action. When incorporated into cosmetics, the brands include the appeal of natural products that do not promote harm to the skin, increasing the reliability of the product at the time of sale and the belief that the "natural" does no harm. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20339 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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