Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20229
Título: Implementação do processo PDCA em uma oficina mecânica: estudo de caso da empresa Injetech Autos no município de Idaiatuba – SP
Título(s) alternativo(s): Implementation of the PDCA process in a mechanical workshop: case study of the company Injetech Autos in the city of Idaiatuba – SP
Autor(es): SILVA, Christian Alves da
Orientador(es): GIUSTI, Wylds Carlos
Outro(s) contribuidor(es): BENEDETTI, Francisco Carlos
CANTARELLI JUNIOR, João
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Controle da qualidade;Veículos automotores (qualidade)
Data do documento: 2020
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SILVA, Christian Alves da. Implementação do processo PDCA em uma oficina mecânica: estudo de caso da empresa Injetech Autos no município de Idaiatuba – SP, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Resumo: Em tempos atuais, com alta competitividade, é imprescindível que as organizações, principalmente no segmento de serviços, façam com que os seus processos sejam eficientes, com o objetivo de evitar retrabalhos e perdas de matérias primas, além do tempo. A empresa estudada, Injetech Autos Ltda. ME, atua no setor automotivo, e está situada no município de Indaiatuba, interior de São Paulo. Mesmo com 15 anos de mercado, percebeu-se que a empresa necessita de uma reestruturação em seus processos, com vistas a implantar ferramentas eficazes para se obter um bom resultado, buscando ampliar a qualidade de seus serviços e maior eficiência no fluxo de entrada e saída de veículos, tendo assim uma melhor rentabilidade. Foi realizado um minucioso estudo da empresa, e as ações propostas demandaram participação ativa de todos os sócios e colaboradores, de forma direta e indireta. Segundo os funcionários, o problema principal era a demora na devolução dos veículos, e o longo período que estes ficavam estacionados na área da oficina. O estudo promoveu a implementação de avaliação de processos internos na empresa, com base no conceito de gestão PDCA, e os resultados mostraram que a execução dos serviços foi otimizada, por meio da criação de documentos padronizados, entre eles, ordem de serviço e lista de aquisição de peças. Já o quadro PDCA buscou criar uma sistemática, conforme brainstorming elaborado em reunião, e que atua hoje no sentido de nortear a equipe no processo de execução dos serviços de mecânica.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20229
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHRISTIAN ALVES DA SILVA.pdf
  Restricted Access
623.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.