Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20229
Title: Implementação do processo PDCA em uma oficina mecânica: estudo de caso da empresa Injetech Autos no município de Idaiatuba – SP
Other Titles: Implementation of the PDCA process in a mechanical workshop: case study of the company Injetech Autos in the city of Idaiatuba – SP
Authors: SILVA, Christian Alves da
Advisor: GIUSTI, Wylds Carlos
Other contributor: BENEDETTI, Francisco Carlos
CANTARELLI JUNIOR, João
type of document: Monografia
Keywords: Controle da qualidade;Veículos automotores (qualidade)
Issue Date: 2020
Publisher: 105
Citation: SILVA, Christian Alves da. Implementação do processo PDCA em uma oficina mecânica: estudo de caso da empresa Injetech Autos no município de Idaiatuba – SP, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Abstract: Em tempos atuais, com alta competitividade, é imprescindível que as organizações, principalmente no segmento de serviços, façam com que os seus processos sejam eficientes, com o objetivo de evitar retrabalhos e perdas de matérias primas, além do tempo. A empresa estudada, Injetech Autos Ltda. ME, atua no setor automotivo, e está situada no município de Indaiatuba, interior de São Paulo. Mesmo com 15 anos de mercado, percebeu-se que a empresa necessita de uma reestruturação em seus processos, com vistas a implantar ferramentas eficazes para se obter um bom resultado, buscando ampliar a qualidade de seus serviços e maior eficiência no fluxo de entrada e saída de veículos, tendo assim uma melhor rentabilidade. Foi realizado um minucioso estudo da empresa, e as ações propostas demandaram participação ativa de todos os sócios e colaboradores, de forma direta e indireta. Segundo os funcionários, o problema principal era a demora na devolução dos veículos, e o longo período que estes ficavam estacionados na área da oficina. O estudo promoveu a implementação de avaliação de processos internos na empresa, com base no conceito de gestão PDCA, e os resultados mostraram que a execução dos serviços foi otimizada, por meio da criação de documentos padronizados, entre eles, ordem de serviço e lista de aquisição de peças. Já o quadro PDCA buscou criar uma sistemática, conforme brainstorming elaborado em reunião, e que atua hoje no sentido de nortear a equipe no processo de execução dos serviços de mecânica.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20229
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHRISTIAN ALVES DA SILVA.pdf
  Restricted Access
623.92 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.