Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20226
Título: O impacto do stress no desempenho e desenvolvimento pessoal e profissional em estudantes do ensino superior na cidade de Indaiatuba
Título(s) alternativo(s): The impact of stress on performance and personal and professional development in higher education students in the city of Indaiatuba
Autor(es): PARAISO, Carlos Augusto Santos Cristóvão
Orientador(es): SCUOTTO, Sérgio
Outro(s) contribuidor(es): LISBOA, Maria Fernanda Grosso
ALVES, Rogério Antonio
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Desenvolvimento humano;Estresse profissional
Data do documento: 2020
Editor: 105
Referência Bibliográfica: PARAISO, Carlos Augusto Santos Cristóvão. O impacto do stress no desempenho e desenvolvimento pessoal e profissional em estudantes do ensino superior na cidade de Indaiatuba, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Resumo: O stress é resultante da reação decorrente de alterações biopsicossociais que afetam, de modo geral, o organismo mediante a algumas situações de conflitos que demandam irritação, medo, confusão ou excitação. Ele se caracteriza por um complexo processo bioquímico ativado quando o se deparado com o fator gerador de stress. Os respectivos sintomas podem surgir de acordo com as variações da predisposição genética de casa individuo refletindo negativamente tanto a qualidade de vida quanto o bem-estar do indivíduo. Investigar o desempenho acadêmico é essencial à universidade com o intuito de alcançar melhorias. Neste sentido, a temática deste estudo está inserida no projeto “O Impacto do Stress no Desempenho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional”. O objetivo é contribuir para a compreensão dos fatores que levam à adaptação e o desempenho do estudante à universidade e o impacto deste processo no bem-estar do aluno de universidades da cidade de Indaiatuba – SP, visto que, atualmente, muitos estudantes do ensino superior associam jornadas de trabalho, afazeres pessoais com a sua vida acadêmica e, muitas vezes, desencadeiam irritação, impaciência, desmotivação, queda de produtividade, entre outros sintomas. Para verificar e comparar o desempenho do aluno aos cursos utilizou-se um questionário de autoria própria, com amostra estudantil dos alunos das universidades de Indaiatuba - SP em versão adaptada ao contexto brasileiro. O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de levantamento, exploratória, descritiva, de abordagem quantitativa, onde, com base nos dados levantados, foram feitas análises e relações com a fundamentação teórica apresentada, permitindo, assim, uma interpretação referencial apoiada desses dados.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20226
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS AUGUSTO SANTOS CRISTÓVÃO PARAISO.pdf
  Restricted Access
1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.