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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20226
Título: | O impacto do stress no desempenho e desenvolvimento pessoal e profissional em estudantes do ensino superior na cidade de Indaiatuba |
Título(s) alternativo(s): | The impact of stress on performance and personal and professional development in higher education students in the city of Indaiatuba |
Autor(es): | PARAISO, Carlos Augusto Santos Cristóvão |
Orientador(es): | SCUOTTO, Sérgio |
Outro(s) contribuidor(es): | LISBOA, Maria Fernanda Grosso ALVES, Rogério Antonio |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Desenvolvimento humano;Estresse profissional |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | PARAISO, Carlos Augusto Santos Cristóvão. O impacto do stress no desempenho e desenvolvimento pessoal e profissional em estudantes do ensino superior na cidade de Indaiatuba, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020. |
Resumo: | O stress é resultante da reação decorrente de alterações biopsicossociais que afetam, de modo geral, o organismo mediante a algumas situações de conflitos que demandam irritação, medo, confusão ou excitação. Ele se caracteriza por um complexo processo bioquímico ativado quando o se deparado com o fator gerador de stress. Os respectivos sintomas podem surgir de acordo com as variações da predisposição genética de casa individuo refletindo negativamente tanto a qualidade de vida quanto o bem-estar do indivíduo. Investigar o desempenho acadêmico é essencial à universidade com o intuito de alcançar melhorias. Neste sentido, a temática deste estudo está inserida no projeto “O Impacto do Stress no Desempenho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional”. O objetivo é contribuir para a compreensão dos fatores que levam à adaptação e o desempenho do estudante à universidade e o impacto deste processo no bem-estar do aluno de universidades da cidade de Indaiatuba – SP, visto que, atualmente, muitos estudantes do ensino superior associam jornadas de trabalho, afazeres pessoais com a sua vida acadêmica e, muitas vezes, desencadeiam irritação, impaciência, desmotivação, queda de produtividade, entre outros sintomas. Para verificar e comparar o desempenho do aluno aos cursos utilizou-se um questionário de autoria própria, com amostra estudantil dos alunos das universidades de Indaiatuba - SP em versão adaptada ao contexto brasileiro. O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de levantamento, exploratória, descritiva, de abordagem quantitativa, onde, com base nos dados levantados, foram feitas análises e relações com a fundamentação teórica apresentada, permitindo, assim, uma interpretação referencial apoiada desses dados. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20226 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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