Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20226
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSCUOTTO, Sérgio-
dc.contributor.authorPARAISO, Carlos Augusto Santos Cristóvão-
dc.contributor.otherLISBOA, Maria Fernanda Grosso-
dc.contributor.otherALVES, Rogério Antonio-
dc.date.accessioned2024-06-21T21:50:51Z-
dc.date.available2024-06-21T21:50:51Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPARAISO, Carlos Augusto Santos Cristóvão. O impacto do stress no desempenho e desenvolvimento pessoal e profissional em estudantes do ensino superior na cidade de Indaiatuba, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20226-
dc.description.abstractO stress é resultante da reação decorrente de alterações biopsicossociais que afetam, de modo geral, o organismo mediante a algumas situações de conflitos que demandam irritação, medo, confusão ou excitação. Ele se caracteriza por um complexo processo bioquímico ativado quando o se deparado com o fator gerador de stress. Os respectivos sintomas podem surgir de acordo com as variações da predisposição genética de casa individuo refletindo negativamente tanto a qualidade de vida quanto o bem-estar do indivíduo. Investigar o desempenho acadêmico é essencial à universidade com o intuito de alcançar melhorias. Neste sentido, a temática deste estudo está inserida no projeto “O Impacto do Stress no Desempenho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional”. O objetivo é contribuir para a compreensão dos fatores que levam à adaptação e o desempenho do estudante à universidade e o impacto deste processo no bem-estar do aluno de universidades da cidade de Indaiatuba – SP, visto que, atualmente, muitos estudantes do ensino superior associam jornadas de trabalho, afazeres pessoais com a sua vida acadêmica e, muitas vezes, desencadeiam irritação, impaciência, desmotivação, queda de produtividade, entre outros sintomas. Para verificar e comparar o desempenho do aluno aos cursos utilizou-se um questionário de autoria própria, com amostra estudantil dos alunos das universidades de Indaiatuba - SP em versão adaptada ao contexto brasileiro. O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de levantamento, exploratória, descritiva, de abordagem quantitativa, onde, com base nos dados levantados, foram feitas análises e relações com a fundamentação teórica apresentada, permitindo, assim, uma interpretação referencial apoiada desses dados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEstresse profissionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO impacto do stress no desempenho e desenvolvimento pessoal e profissional em estudantes do ensino superior na cidade de Indaiatubapt_BR
dc.title.alternativeThe impact of stress on performance and personal and professional development in higher education students in the city of Indaiatubapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLOS AUGUSTO SANTOS CRISTÓVÃO PARAISO.pdf
  Restricted Access
1.43 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.