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Título: Referencial teórico da aplicação do ácido hialurônico em cosméticos faciais
Autor(es): FARIAS, Viviane
Orientador(es): LIMA, Gabriele Wander Ruas de
Outro(s) contribuidor(es): MORAES, Carla Aparecida Pedriali
BRANCO, Priscila Praxedes Garcia
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Cosméticos;Pele;Envelhecimento
Data do documento: 31-Jul-2018
Editor: 217
Referência Bibliográfica: FARIAS, Viviane. Referencial teórico da aplicação do ácido hialurônico em cosméticos faciais, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2018.
Resumo: O envelhecimento é um processo biológico gradativo de alterações a níveis moleculares e celulares provenientes de fatores intrínsecos e extrínsecos. A derme é a camada intermediária com variadas funções e nela encontra-se a matriz extracelular, uma rede de macromoléculas onde o principal glicosaminoglicano produzido é o ácido hialurônico, que tem função de preenchimento dos espaços intercelulares, alto grau de retenção de moléculas de água, proteção das estruturas subjacentes e facilitação de movimento das fibras colágenas. O ácido hialurônico foi descoberto em 1934 é um polissacarídeo de alto peso molecular e está presente em diversas regiões do corpo dos seres humanos, porém em abundância na matriz extracelular. É um ativo de larga utilização em cosméticos fáciais e tratamentos estéticos com apelo antienvelhecimento. Suas propriedades biológicas incluem biocompatibilidade, elasticidade, tonicidade, lubrificação e alto poder higroscópico. Em cosméticos ele atua formando uma película protetora na epiderme conferindo ação de hidratação. A obtenção do ácido é proveniente de fonte animal e processos de biotecnológia. Esse estudo teve como objetivo explorar a utilização do ácido hialurônico em formulações cosméticas com ação antienvelhecimento, empregado em tratamentos faciais e labiais através de análise crítica de produtos disponíveis em mercado com ação antienvelhecimento. A metodologia utilizada nesse estudo exploratório foram fontes provenientes de artigos, periódicos, Google acadêmico, Scielo, Biblioteca digital além de livros e revistas específicos da área. Foram analisadas 20 formulações de 13 marcas disponíveis em mercado com o ativo ácido hialurônico e através desta análise podemos concluir que os benefícios de uma fomulação são a associação de ativos distintos, assim muitos ingredientes são encaminhados para ações e benefícios específicos e trabalham em complemento para potencializar o desempenho do produto e dar resultados satisfatórios aos consumidores e que o ácido hialurônico apresenta grande valor as formulações devidas seus muitos benefícios, sendo assim justificada sua ampla utilização em produtos com apelo antienvelhecimento.
Aging is a gradual biological process of changes at molecular and cellular levels from intrinsic and extrinsic factors. The dermis is the intermediate layer with varied functions and in it is the extracellular matrix, a network of macromolecules where the main glycosaminoglycan produced is hyaluronic acid, which has filling function of intercellular spaces, high degree of retention of water molecules, protection of underlying structures and facilitation of movement of collagen fibers. Hyaluronic acid was discovered in 1934 is a high molecular weight polysaccharide and is present in various regions of the body of humans, but in abundance in the extracellular matrix. It is a widely used active in cosmetic and aesthetic treatments with anti-aging appeal. Its biological properties include biocompatibility, elasticity, tonicity, lubrication and high hygroscopic power. In cosmetics it acts forming a protective film in the epidermis conferring action of hydration. The obtaining of the acid comes from animal source and biotechnological processes. This study aimed to explore the use of hyaluronic acid in cosmetic formulations with antiaging action, used in facial and lip treatments through a critical analysis of products available in the market with antiaging action. The methodology used in this exploratory study were sources from articles, periodicals, Google academic, Scielo, Digital library besides books and magazines specific of the area. We analyzed 20 formulations of 13 brands available in the market with active hyaluronic acid and through this analysis we can conclude that the benefits of a formula are the association of distinct assets, so many ingredients are directed to specific actions and benefits and work in complement to potentiate the performance of the product and give satisfactory results to consumers and that hyaluronic acid presents great value to the formulations owing their many benefits, thus justifying its widespread use in products with antiaging appeal.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20172
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