Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19967
Título: | Etapas da certificação halal para desenvolvimento e produção de cosméticos no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Steps of halal certification for development and production of cosmetics in Brazil |
Autor(es): | RAMOS, Jéssica Brandão SILVA, Laura Helene Rodrigues Batista |
Orientador(es): | MEDEIROS, Mônica Real Bispo |
Outro(s) contribuidor(es): | LIMA, Gabriele Wander Ruas de GARCIA, Priscila Praxedes |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Cosméticos |
Data do documento: | 20-Jun-2023 |
Editor: | 217 |
Referência Bibliográfica: | RAMOS, Jéssica Brandão; SILVA, Laura Helene Rodrigues Batista. Etapas da certificação Halal para desenvolvimento e produção de cosméticos no Brasil, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2023. |
Resumo: | Introdução: Considerando que o islamismo é a religião que mais cresce no mundo, e
que o consumidor brasileiro tem mostrado maior preocupação em relação aos
processos de fabricação e ingredientes presentes nos produtos no momento da
compra, produtos cosméticos com certificação Halal tendem a ser mais procurados.
Halal, de acordo com a lei Islâmica, significa “tudo que é permitido ao consumo
humano”, ou seja, que não afete a saúde humana, esse segmento de produtos deve
apresentar conduta comercial justa e processos de produção realizados com
transparência. De acordo com os dados obtidos é possível ter projeções sobre esse
mercado e a crescente quantidade de adeptos ao islamismo ao redor do mundo.
Objetivo: Compilar dados significativos capazes de informar e orientar sobre a
obtenção da certificação Halal para as etapas de desenvolvimento, fabricação e
produção de cosméticos no Brasil, evidenciando o crescimento do mercado Halal
nacional. Material e métodos: Para construir e embasar este trabalho, fez-se uso de
bases de dados científicas como Scielo, Google Scholar, Periódicos Capes e Science
Direct, revistas on-line como Cosmetic Innovation e Beauty Busisness Journal, assim
como entrevistas a Prolab cosmetic e com as certificadoras do estado de São Paulo:
Fambras e Cid Halal. Resultados: Os dados obtidos evidenciam o crescimento mais
do que significativo do mercado de cosméticos com certificação Halal e ainda prevê
novos aumentos, deixando clara a maior procura pela certificação e a necessidade de
seu entendimento etapa por etapa. Conclusão: Pode-se afirmar que a certificação
Halal é complexa, e pode ser considerada de alto custo, mas se faz extremamente
necessária para que as empresas possam atender os públicos que seguem a religião
muçulmana de acordo com as diretrizes mundiais para esse tipo de certificação. Introduction: Considering that Islam is the fastest growing religion in the world, and that the Brazilian consumer has shown greater concern in relation to the manufacturing processes and ingredients present in products at the time of purchase, cosmetic products with Halal certification tend to be more sought after. Halal, which, according to Islamic law, means “everything that is permitted for human consumption”, that is, that does not affect human health, this segment of products must present fair commercial conduct and production processes carried out with transparency. According to the data obtained, it is possible to have projections about this market and the growing number of followers of Islam around the world. Objective: to compile significant data capable of informing and guiding on obtaining Halal certification for the stages of development, manufacture and production of cosmetics in Brazil, showing the growth of the national Halal market. Material and methods: To build and support this work, scientific databases such as Scielo, Google Scholar, Periódicos Capes and Science Direct, online magazines such as Cosmetic Innovation and Beauty Business Journal, as well as interviews with Prolab cosmetic and with the certifiers of the state of São Paulo: Fambras and Cid Halal. Results: The data obtained show the more than significant growth of the Halal-certified cosmetics market and even foresees further increases, making clear the greater demand for certification and the need for its understanding step by step. Conclusion: It can be said that Halal certification is complex, and can be considered expensive, but it is extremely necessary for companies to be able to serve the public that follows the Muslim religion in accordance with the global guidelines for this type of certification. Keywords: Halal certification. Halal cosmetics. Raw mat |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19967 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ETAPAS DA CERTIFICAÇÃO HALAL PARA DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS NO BRASIL FINAL (1).pdf Restricted Access | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.