Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19600
Título: Estudo de comportamento do consumidor jovem para elaboração de um portfólio de produtos de uma cafeteria
Título(s) alternativo(s): Study of young consumer behavior to develop a product portfolio for a coffee shop
Autor(es): PASCOTTO, Ester Ellen da Silva
Orientador(es): MORAES, Cristine do Carmo Schmidt Bueno de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;Serviços de alimentação e bebidas;Portfólios;Cafeterias
Data do documento: 29-Nov-2023
Editor: 175
Referência Bibliográfica: PASCOTTO, Ester Ellen da Silva. Estudo de comportamento do consumidor jovem para elaboração de um portfólio de produtos de uma cafeteria. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Alimentos) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2023.
Resumo: O setor de alimentação fora do lar, em especial as cafeterias, representa um setor que tem tido crescimento, se mostrando uma boa oportunidade para quem deseja empreender. Não bastando apenas identificar uma boa oportunidade, é necessário também ter o conhecimento do mercado e do público que se quer alcançar. Estudar o comportamento do consumidor bem como os fatores que o influenciam é uma ferramenta do marketing essencial. O presente trabalho se dedicou a conhecer os gostos e preferencias alimentares dos jovens adultos (nascidos entre 1994 e 2013), buscando o desenvolvimento de um portfólio de produtos para uma cafeteria, bem como ideias para o desenvolvimento de produtos. Com base numa pesquisa de campo exploratória-descritiva com abordagem de caráter qualitativo-quantitativo, feita por meio da aplicação de questionário com perguntas fechadas, foi possível pela observação e análise dos resultados chegar a uma variedade de opções a serem ofertadas, desde bebidas a sobremesas. Além de compreender as motivações e interesses desse público, que permearam principalmente os fatores sociais, relacionados ao consumo de café.
The food away from home sector, especially coffee shops, represents a sector that has seen growth, proving to be a good opportunity for those who want to undertake. It is not enough to just identify a good opportunity; it is also necessary to have knowledge of the market and the audience you want to reach. Studying consumer behavior and the factors that influence it is an essential marketing tool. This work was dedicated to understanding the tastes and food preferences of young adults (born between 1994 and 2013), seeking to develop a product portfolio for a café, as well as ideas for product development. Based on exploratory-descriptive field research with a qualitativequantitative approach, conducted through the application of a questionnaire with closed questions, it was possible through observation and analysis of the results to arrive at a variety of options to be offered, from drinks to desserts. In addition to understanding the motivations and interests of this audience, which permeated social factors related to coffee consumption.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19600
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alimentos_2023_2_esterellendasilva_estudodecomportamentodoconsumidorjovemparaelbaracaodeportifolio.PDF
  Restricted Access
1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.