Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMORAES, Cristine do Carmo Schmidt Bueno de-
dc.contributor.authorPASCOTTO, Ester Ellen da Silva-
dc.date.accessioned2024-06-07T19:00:56Z-
dc.date.available2024-06-07T19:00:56Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.citationPASCOTTO, Ester Ellen da Silva. Estudo de comportamento do consumidor jovem para elaboração de um portfólio de produtos de uma cafeteria. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Alimentos) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19600-
dc.description.abstractO setor de alimentação fora do lar, em especial as cafeterias, representa um setor que tem tido crescimento, se mostrando uma boa oportunidade para quem deseja empreender. Não bastando apenas identificar uma boa oportunidade, é necessário também ter o conhecimento do mercado e do público que se quer alcançar. Estudar o comportamento do consumidor bem como os fatores que o influenciam é uma ferramenta do marketing essencial. O presente trabalho se dedicou a conhecer os gostos e preferencias alimentares dos jovens adultos (nascidos entre 1994 e 2013), buscando o desenvolvimento de um portfólio de produtos para uma cafeteria, bem como ideias para o desenvolvimento de produtos. Com base numa pesquisa de campo exploratória-descritiva com abordagem de caráter qualitativo-quantitativo, feita por meio da aplicação de questionário com perguntas fechadas, foi possível pela observação e análise dos resultados chegar a uma variedade de opções a serem ofertadas, desde bebidas a sobremesas. Além de compreender as motivações e interesses desse público, que permearam principalmente os fatores sociais, relacionados ao consumo de café.pt_BR
dc.description.abstractThe food away from home sector, especially coffee shops, represents a sector that has seen growth, proving to be a good opportunity for those who want to undertake. It is not enough to just identify a good opportunity; it is also necessary to have knowledge of the market and the audience you want to reach. Studying consumer behavior and the factors that influence it is an essential marketing tool. This work was dedicated to understanding the tastes and food preferences of young adults (born between 1994 and 2013), seeking to develop a product portfolio for a café, as well as ideas for product development. Based on exploratory-descriptive field research with a qualitativequantitative approach, conducted through the application of a questionnaire with closed questions, it was possible through observation and analysis of the results to arrive at a variety of options to be offered, from drinks to desserts. In addition to understanding the motivations and interests of this audience, which permeated social factors related to coffee consumption.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Alimentospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectServiços de alimentação e bebidaspt_BR
dc.subjectPortfóliospt_BR
dc.subjectCafeteriaspt_BR
dc.subject.otherProdução Alimentíciapt_BR
dc.titleEstudo de comportamento do consumidor jovem para elaboração de um portfólio de produtos de uma cafeteriapt_BR
dc.title.alternativeStudy of young consumer behavior to develop a product portfolio for a coffee shoppt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alimentos_2023_2_esterellendasilva_estudodecomportamentodoconsumidorjovemparaelbaracaodeportifolio.PDF
  Restricted Access
1.83 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.