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Título: Ações socioambientais em prol do bem-estar infantil no cenário pós-pandêmico
Socio-environmental actions for child welfare in the post-pandemic scenario
Autor(es): SANTOS, Eduardo Gomes dos
COUTINHO, Marco Antônio Costa
RIBEIRO, Maria Luiza Maurício
SILVA, Sara de Souza
BRAZ, Yuri Nunes
Orientador(es): VICENTE, André Luiz Correa de
OLIVEIRA, Cristina Alves de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Educação ambiental;Saúde mental;Saúde da criança;Pandemias
Data do documento: 24-Out-2023
Editor: 181
Referência Bibliográfica: SANTOS, Eduardo Gomes dos et al. Ações socioambientais em prol do bem-estar infantil no cenário pós-pandêmico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Meio Ambiente) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2023.
Resumo: A pandemia da COVID-19 trouxe impactos significativos na vida de todas as pessoas, incluindo crianças que vivenciaram sentimentos de solidão, tristeza e ansiedade devido à falta de contato com amigos e familiares. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, a depressão entre crianças na faixa dos 6 aos 12 anos saltou de 4,5% para 8% na última década. De acordo com a Universidade de São Paulo (USP) foi analisado que uma a cada quatro crianças e adolescentes avaliados durante a pandemia apresentou níveis clínicos de ansiedade e depressão. A partir da pergunta condutora: como podemos reverter essa situação psicológica agravada pela pandemia? efetuou-se leituras de artigos científicos, pesquisas de campos e oficinas didáticas na quais os temas foram alimentação saudável, educação ambiental e plantio em escolas da educação infantil e do ensino fundamental I. Com objetivo de auxiliar o desenvolvimento mental das crianças, de forma saudável e conscientemente ecológica. Ao analisar os levantamentos de dados, comprova-se que as oficinas de forma didática lúdica envolvendo meio ambiente, ajuda na melhora do humor, assim diminuído os desgastes mentais físicos infantis.
The COVID-19 pandemic brought about significant impacts on several lives, including children who felt lonely, sad and anxious because of the lack of human contact with friends and relatives, owing to the fact that the social isolation was obligatory, that is, closing the teaching centers. According to the World Health Organisation (WHO), in the world, the cases. of depression in children from 6 to 12 years old increased from 4,5% to 8% last decade. In compliance with University of São Paulo (USP), it was analyzed that one out of four evaluated children and teenagers during the pandemic showed clinic levels of anxiety and depression. Hereafter the leading question of this research "How would it be possible to reverse this psychological situation aggravated by the pandemic?", it was effected a lot of scientific articles readings, field researches and didactic workshops, in which were themed on healthy eating, environmental education and planting seedlings in kindergarten and middle schools, in order to help the children's mental development, in a healthy and ecologically conscious manner. By analyzing the data survey, it was proved that the didactic workshops, involving the environment, help to improve the state of mind, decreasing the children's mental and physical distress.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19563
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