Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19389
Título: | Software web utilizado para verificação da evolução de crianças autistas por meio de jogos. |
Título(s) alternativo(s): | Web software used to check the progress of autistic children through games. |
Autor(es): | SANTOS, Bruna Muriel Vitorino dos INÁCIO, Gabrielle de Souza ANDRADE, Henrique da Silva Martins QUEIRANTES, Igor Covizzi |
Orientador(es): | GOMES, André Zagato |
Outro(s) contribuidor(es): | GOMES, André Zagato PACHECO, Josilene Franco BOER, Marcelo Tadeu |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Jogos;Crianças;Transtorno do espectro autista |
Data do documento: | Jul-2019 |
Editor: | 138 |
Referência Bibliográfica: | SANTOS, Bruna Muriel Vitorino dos; INÁCIO, Gabrielle de Souza; ANDRADE, Henrique da Silva Martins; QUEIRANTES, Igor Covizzi, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Informática para internet) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2019. |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por
defasagem do neurodesenvolvimento, segundo estudos no Brasil existe um média
de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com essa síndrome, sendo mais fácil
identificar em crianças a partir dos 3 anos de idade, onde algumas características
mais comuns ficam evidentes como linguagem prejudicada e interação social. A
síndrome é conhecida em três graus: O mais leve, chamado de Síndrome
de Asperger, que afeta a comunicação/interação social; Já o outro tipo de síndrome
que é a de nível moderado, prejudica na comunicação e o déficit de algumas
habilidades, por fim, a síndrome mais severa conhecida como autismo,
comprometendo muito o desenvolvimento da criança, que acabam tendo uma
dependência maior dos pais devido algumas limitações apresentadas.
O projeto tem por finalidade desenvolver um jogo para crianças
com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral é projetar um software
onde as crianças possam melhorar suas atividades diárias quanto ao lazer. Tendo
em vista, que o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo tanto de uma
criança dita normal quanto uma criança autista, pois através do jogo, a criança tende
a melhorar sua comunicação e relacionamento com outras pessoas, sendo assim de
vital importância para sua vida. Autistic Spectrum Disorder (ASD) is characterized by a lack of neurodevelopment, according to studies in Brazil there is an average of 2 million people diagnosed with this syndrome, being easier to identify in children from 3 years of age, where some more characteristics are evident as impaired language and social interaction The syndrome is known in three grades: The milder, called Asperger's Syndrome, which affects social communication / interaction; On the other hand, the other type of syndrome, which is moderate in level, impairs communication and the deficit of some abilities, finally, the more severe syndrome known as autism, which compromises the development of the child, limitations. The project aims to develop a game for children with Autism Spectrum Disorder (ASD).The overall goal is to design software where children can improve their daily leisure activities. Considering that play is essential for the cognitive development of both a normal child and an autistic child, because through play the child tends to improve his communication and relationship with other people, thus being of vital importance to his life. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19389 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOFTWARE UTILIZADO PARA VERIFICAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS.pdf | 3.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.