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Título: Simulação de um ambiente virtual: uma proposta de ensino lúdico à introdução de trigonometria
Título(s) alternativo(s): Simulation of a virtual environment: a playful teaching proposal for the introduction of trigonometry
Autor(es): CALGARO, Christian dos Santos
Orientador(es): FERNANDES, Valmir Tadeu
Outro(s) contribuidor(es): ROQUE, Wellington
GONÇALVES, Jones Artur
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Tecnologia educacional;Biblioteca digital
Data do documento: 18-Jun-2021
Editor: 105
Referência Bibliográfica: CALGARO, Christian dos Santos. Simulação de um ambiente virtual: uma proposta de ensino lúdico à introdução de trigonometria, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Redes de Computadores) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2021.
Resumo: Qualquer pessoa em contato com as atividades escolares no Brasil é capaz de identificar as diversas falhas do processo de ensino e aprendizagem. As pessoas reconhecem os erros, mas não sabem seus fundamentos, suas consequências e suas soluções. O indício mais evidente dos problemas das escolas é o expressivo número de adolescentes que se formam e não conseguem concluir satisfatoriamente sua jornada escolar. Contudo, medidas para contornar os dilemas educacionais e, dessa forma, modernizar o sistema são frequentemente abordadas por pesquisadores sociais e docentes, que juntos buscam a ressignificação dialógica dos sentidos e das relações sociopolíticas e culturais das tecnologias na constituição do discurso pedagógico. Nesse contexto, o objetivo desta monografia consiste em desenvolver um jogo para plataformas digitais, que promova o aprendizado à introdução de trigonometria, de modo contextualizado e lúdico. Para atingir esse propósito, preliminarmente, são descritos os conceitos e os trabalhos relacionados com a temática de estudo. Posteriormente, é apresentado o percurso metodológico que o projeto possui, com as características de uma pesquisa científico-tecnológica. Em seguida, serão apontadas, anexadas e descritas as capturas de tela e o código do programa, elucidadas às estratégias pedagógicas abordadas nos conceitos alusivos. Por fim, para a análise dos dados obtidos, foi descrito a opinião de uma professora de matemática sobre o jogo e sobre a ausência de ferramentas matemática para as escolas, e aos alunos uma prova com o conteúdo de trigonometria, antes e depois do contato deles com o software. Assim, com a documentação, a apresentação e a análise dos dados, supõe-se que o aplicativo promova a curiosidade que alicercem a formação cultural, cognitiva e linguística da racionalidade humana, sem desconsiderar a pluralidade e a objetividade que fundamentam os elementos da licenciatura
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18972
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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