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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18972
Título: | Simulação de um ambiente virtual: uma proposta de ensino lúdico à introdução de trigonometria |
Título(s) alternativo(s): | Simulation of a virtual environment: a playful teaching proposal for the introduction of trigonometry |
Autor(es): | CALGARO, Christian dos Santos |
Orientador(es): | FERNANDES, Valmir Tadeu |
Outro(s) contribuidor(es): | ROQUE, Wellington GONÇALVES, Jones Artur |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional;Biblioteca digital |
Data do documento: | 18-Jun-2021 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | CALGARO, Christian dos Santos. Simulação de um ambiente virtual: uma proposta de ensino lúdico à introdução de trigonometria, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Redes de Computadores) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2021. |
Resumo: | Qualquer pessoa em contato com as atividades escolares no Brasil é capaz de identificar as diversas falhas do processo de ensino e aprendizagem. As pessoas reconhecem os erros, mas não sabem seus fundamentos, suas consequências e suas soluções. O indício mais evidente dos problemas das escolas é o expressivo número de adolescentes que se formam e não conseguem concluir satisfatoriamente sua jornada escolar. Contudo, medidas para contornar os dilemas educacionais e, dessa forma, modernizar o sistema são frequentemente abordadas por pesquisadores sociais e docentes, que juntos buscam a ressignificação dialógica dos sentidos e das relações sociopolíticas e culturais das tecnologias na constituição do discurso pedagógico. Nesse contexto, o objetivo desta monografia consiste em desenvolver um jogo para plataformas digitais, que promova o aprendizado à introdução de trigonometria, de modo contextualizado e lúdico. Para atingir esse propósito, preliminarmente, são descritos os conceitos e os trabalhos relacionados com a temática de estudo. Posteriormente, é apresentado o percurso metodológico que o projeto possui, com as características de uma pesquisa científico-tecnológica. Em seguida, serão apontadas, anexadas e descritas as capturas de tela e o código do programa, elucidadas às estratégias pedagógicas abordadas nos conceitos alusivos. Por fim, para a análise dos dados obtidos, foi descrito a opinião de uma professora de matemática sobre o jogo e sobre a ausência de ferramentas matemática para as escolas, e aos alunos uma prova com o conteúdo de trigonometria, antes e depois do contato deles com o software. Assim, com a documentação, a apresentação e a análise dos dados, supõe-se que o aplicativo promova a curiosidade que alicercem a formação cultural, cognitiva e linguística da racionalidade humana, sem desconsiderar a pluralidade e a objetividade que fundamentam os elementos da licenciatura |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18972 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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