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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18972
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | FERNANDES, Valmir Tadeu | - |
dc.contributor.author | CALGARO, Christian dos Santos | - |
dc.contributor.other | ROQUE, Wellington | - |
dc.contributor.other | GONÇALVES, Jones Artur | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-21T17:37:20Z | - |
dc.date.available | 2024-05-21T17:37:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
dc.identifier.citation | CALGARO, Christian dos Santos. Simulação de um ambiente virtual: uma proposta de ensino lúdico à introdução de trigonometria, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Redes de Computadores) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18972 | - |
dc.description.abstract | Qualquer pessoa em contato com as atividades escolares no Brasil é capaz de identificar as diversas falhas do processo de ensino e aprendizagem. As pessoas reconhecem os erros, mas não sabem seus fundamentos, suas consequências e suas soluções. O indício mais evidente dos problemas das escolas é o expressivo número de adolescentes que se formam e não conseguem concluir satisfatoriamente sua jornada escolar. Contudo, medidas para contornar os dilemas educacionais e, dessa forma, modernizar o sistema são frequentemente abordadas por pesquisadores sociais e docentes, que juntos buscam a ressignificação dialógica dos sentidos e das relações sociopolíticas e culturais das tecnologias na constituição do discurso pedagógico. Nesse contexto, o objetivo desta monografia consiste em desenvolver um jogo para plataformas digitais, que promova o aprendizado à introdução de trigonometria, de modo contextualizado e lúdico. Para atingir esse propósito, preliminarmente, são descritos os conceitos e os trabalhos relacionados com a temática de estudo. Posteriormente, é apresentado o percurso metodológico que o projeto possui, com as características de uma pesquisa científico-tecnológica. Em seguida, serão apontadas, anexadas e descritas as capturas de tela e o código do programa, elucidadas às estratégias pedagógicas abordadas nos conceitos alusivos. Por fim, para a análise dos dados obtidos, foi descrito a opinião de uma professora de matemática sobre o jogo e sobre a ausência de ferramentas matemática para as escolas, e aos alunos uma prova com o conteúdo de trigonometria, antes e depois do contato deles com o software. Assim, com a documentação, a apresentação e a análise dos dados, supõe-se que o aplicativo promova a curiosidade que alicercem a formação cultural, cognitiva e linguística da racionalidade humana, sem desconsiderar a pluralidade e a objetividade que fundamentam os elementos da licenciatura | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca digital | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Simulação de um ambiente virtual: uma proposta de ensino lúdico à introdução de trigonometria | pt_BR |
dc.title.alternative | Simulation of a virtual environment: a playful teaching proposal for the introduction of trigonometry | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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