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dc.contributor.advisorFERNANDES, Valmir Tadeu-
dc.contributor.authorCALGARO, Christian dos Santos-
dc.contributor.otherROQUE, Wellington-
dc.contributor.otherGONÇALVES, Jones Artur-
dc.date.accessioned2024-05-21T17:37:20Z-
dc.date.available2024-05-21T17:37:20Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.citationCALGARO, Christian dos Santos. Simulação de um ambiente virtual: uma proposta de ensino lúdico à introdução de trigonometria, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Redes de Computadores) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18972-
dc.description.abstractQualquer pessoa em contato com as atividades escolares no Brasil é capaz de identificar as diversas falhas do processo de ensino e aprendizagem. As pessoas reconhecem os erros, mas não sabem seus fundamentos, suas consequências e suas soluções. O indício mais evidente dos problemas das escolas é o expressivo número de adolescentes que se formam e não conseguem concluir satisfatoriamente sua jornada escolar. Contudo, medidas para contornar os dilemas educacionais e, dessa forma, modernizar o sistema são frequentemente abordadas por pesquisadores sociais e docentes, que juntos buscam a ressignificação dialógica dos sentidos e das relações sociopolíticas e culturais das tecnologias na constituição do discurso pedagógico. Nesse contexto, o objetivo desta monografia consiste em desenvolver um jogo para plataformas digitais, que promova o aprendizado à introdução de trigonometria, de modo contextualizado e lúdico. Para atingir esse propósito, preliminarmente, são descritos os conceitos e os trabalhos relacionados com a temática de estudo. Posteriormente, é apresentado o percurso metodológico que o projeto possui, com as características de uma pesquisa científico-tecnológica. Em seguida, serão apontadas, anexadas e descritas as capturas de tela e o código do programa, elucidadas às estratégias pedagógicas abordadas nos conceitos alusivos. Por fim, para a análise dos dados obtidos, foi descrito a opinião de uma professora de matemática sobre o jogo e sobre a ausência de ferramentas matemática para as escolas, e aos alunos uma prova com o conteúdo de trigonometria, antes e depois do contato deles com o software. Assim, com a documentação, a apresentação e a análise dos dados, supõe-se que o aplicativo promova a curiosidade que alicercem a formação cultural, cognitiva e linguística da racionalidade humana, sem desconsiderar a pluralidade e a objetividade que fundamentam os elementos da licenciaturapt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Redes de Computadorespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectBiblioteca digitalpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleSimulação de um ambiente virtual: uma proposta de ensino lúdico à introdução de trigonometriapt_BR
dc.title.alternativeSimulation of a virtual environment: a playful teaching proposal for the introduction of trigonometrypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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