Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18948
Title: | Análise dos impactos ambientais causados pela ferrovia e rodovia na população da cidade de Botucatu |
Authors: | SANTOS, Sidinéia Alves dos |
Advisor: | KATZ, Ieoschua |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Impactos ambientais;Transportes |
Issue Date: | Jun-2011 |
Publisher: | 112 |
Citation: | SANTOS, Sidinéia Alves dos. Análise dos impactos ambientais causados pela ferrovia e rodovia na população da cidade de Botucatu, 2011. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2011. |
Abstract: | O tema transporte e meio ambiente é cheio de contradições em relação à natureza. De certa maneira, a atividade de transporte apoia a crescente demanda da mobilidade de passageiros e de mercadorias, que vão desde áreas urbanas até o comércio internacional. Porém, esse benefício proporcionado pela tecnologia dos transportes acarreta danos consideráveis e em sua maioria irreversíveis ao meio ambiente. O transporte também se tornou um importante conceito de sustentabilidade, que deverá ser o ponto central das atividades nas próximas décadas. O estudo teve por objetivo apresentar e discutir os impactos ambientais causados pelos modais rodoviário e ferroviário, fazendo uma comparação entre eles, mediante informações coletadas por meio de pesquisa em questionários elaborados com variáveis qualitativas e quantitativas, os quais foram aplicados à população diretamente afetada por estes meios de transporte. Para a análise dos impactos ambientais, o estudo foi baseado nos principais impactos que afetam a população, com base nas normas e leis dos órgãos governamentais e órgãos ambientais. O estudo das variáveis analisadas apontou como um dos principais problemas o impacto sonoro, que por sua vez também foi o que resultou em maior transtorno para a população. As análises apontaram uma solução viável e que já está sendo adotada em vários locais ao redor do mundo e também no Brasil que é a instalação de barreiras acústicas, que podem ser utilizadas tanto em rodovias como em ferrovias e podem diminuir em grau significativo os incômodos para a população. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18948 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SIDINÉIA ALVES DOS SANTOS.pdf | Análise dos impactos ambientais causados pela ferrovia e rodovia na população da cidade de Botucatu | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.