Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18948
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | KATZ, Ieoschua | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Sidinéia Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-21T12:34:54Z | - |
dc.date.available | 2024-05-21T12:34:54Z | - |
dc.date.issued | 2011-06 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Sidinéia Alves dos. Análise dos impactos ambientais causados pela ferrovia e rodovia na população da cidade de Botucatu, 2011. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18948 | - |
dc.description.abstract | O tema transporte e meio ambiente é cheio de contradições em relação à natureza. De certa maneira, a atividade de transporte apoia a crescente demanda da mobilidade de passageiros e de mercadorias, que vão desde áreas urbanas até o comércio internacional. Porém, esse benefício proporcionado pela tecnologia dos transportes acarreta danos consideráveis e em sua maioria irreversíveis ao meio ambiente. O transporte também se tornou um importante conceito de sustentabilidade, que deverá ser o ponto central das atividades nas próximas décadas. O estudo teve por objetivo apresentar e discutir os impactos ambientais causados pelos modais rodoviário e ferroviário, fazendo uma comparação entre eles, mediante informações coletadas por meio de pesquisa em questionários elaborados com variáveis qualitativas e quantitativas, os quais foram aplicados à população diretamente afetada por estes meios de transporte. Para a análise dos impactos ambientais, o estudo foi baseado nos principais impactos que afetam a população, com base nas normas e leis dos órgãos governamentais e órgãos ambientais. O estudo das variáveis analisadas apontou como um dos principais problemas o impacto sonoro, que por sua vez também foi o que resultou em maior transtorno para a população. As análises apontaram uma solução viável e que já está sendo adotada em vários locais ao redor do mundo e também no Brasil que é a instalação de barreiras acústicas, que podem ser utilizadas tanto em rodovias como em ferrovias e podem diminuir em grau significativo os incômodos para a população. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Logística | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 112 | pt_BR |
dc.subject | Impactos ambientais | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Análise dos impactos ambientais causados pela ferrovia e rodovia na população da cidade de Botucatu | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SIDINÉIA ALVES DOS SANTOS.pdf | Análise dos impactos ambientais causados pela ferrovia e rodovia na população da cidade de Botucatu | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.