Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18815
Title: Diagnóstico e análise de clima organizacional em uma rede de supermercados de Indaiatuba para proposição de ações de melhoria
Other Titles: Diagnosis and analysis of organizational climate in a supermarket chain in Indaiatuba to propose improvement actions
Authors: MARTINS, Betânia Rodrigues
Advisor: BRASILEIRO, Yara Brito
Other contributor: BERTAGNOLI, Eugênio Tadeu
DIEHL, Joclenes Emilio
type of document: Monografia
Keywords: Ambiente organizacional;Supermercado
Issue Date: 2021
Publisher: 105
Citation: MARTINS, Betânia Rodrigues. Diagnóstico e análise de clima organizacional em uma rede de supermercados de Indaiatuba para proposição de ações de melhoria, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2021.
Abstract: A satisfação dos funcionários deve ser considerada como um fator fundamental para as empresas, pois pode integrar e motivar os funcionários, criando um clima organizacional agradável. Além disso, a satisfação dentro da empresa está diretamente relacionada com a imagem institucional da organização e esta imagem é transmitida aos clientes por meio da imagem que os colaboradores possuem dela. Por este motivo é importante manter colaboradores satisfeitos. O objetivo deste trabalho é observar a satisfação dos colaboradores em uma rede de supermercados na cidade de Indaiatuba - SP, com o propósito de trazer possíveis melhorias para a organização. Metodologicamente, para a coleta dos dados optou-se, por aplicar um questionário com perguntas de múltiplas escolhas para que os colaboradores pudessem responder de acordo com sua realidade. As questões foram elaboradas com a finalidade de alcançar as respostas para a problemática atrelada ao tema. Os resultados mostram que os participantes estão satisfeitos em muitos aspectos, como: treinamento, salários, relacionamentos com colegas de trabalho e outros. Mas em se tratando de comunicação e de recursos materiais, a empresa apresenta pontos que necessitam ser melhorados
Employee satisfaction must be considered a fundamental factor for companies, as it can integrate and motivate employees, creating a pleasant organizational climate. In addition, satisfaction within the company is directly related to the institutional image of the organization and this image is transmitted to customers through the image that employees have of it. For this reason it is important to keep employees happy. The objective of this work is to observe the satisfaction of employees in a supermarket chain in the city of Indaiatuba - SP, with the purpose of bringing possible improvements to the organization. Methodologically, for date collection it was decided to apply a questionnaire with multiple choice questions so that employees could answer according to their reality. The questions were elaborated with the purpose of reaching the answers to the problematic related to the theme. The results show that participants are satisfied in many aspects, such as: training, salaries, relationships with co-workers and others. But when it comes to communication and material resources, the company has points that need to be improved.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18815
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Betânia Rodrigues Martins.pdf
  Restricted Access
2.04 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.