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dc.contributor.advisorBRASILEIRO, Yara Brito-
dc.contributor.authorMARTINS, Betânia Rodrigues-
dc.contributor.otherBERTAGNOLI, Eugênio Tadeu-
dc.contributor.otherDIEHL, Joclenes Emilio-
dc.date.accessioned2024-05-17T12:17:37Z-
dc.date.available2024-05-17T12:17:37Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMARTINS, Betânia Rodrigues. Diagnóstico e análise de clima organizacional em uma rede de supermercados de Indaiatuba para proposição de ações de melhoria, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18815-
dc.description.abstractA satisfação dos funcionários deve ser considerada como um fator fundamental para as empresas, pois pode integrar e motivar os funcionários, criando um clima organizacional agradável. Além disso, a satisfação dentro da empresa está diretamente relacionada com a imagem institucional da organização e esta imagem é transmitida aos clientes por meio da imagem que os colaboradores possuem dela. Por este motivo é importante manter colaboradores satisfeitos. O objetivo deste trabalho é observar a satisfação dos colaboradores em uma rede de supermercados na cidade de Indaiatuba - SP, com o propósito de trazer possíveis melhorias para a organização. Metodologicamente, para a coleta dos dados optou-se, por aplicar um questionário com perguntas de múltiplas escolhas para que os colaboradores pudessem responder de acordo com sua realidade. As questões foram elaboradas com a finalidade de alcançar as respostas para a problemática atrelada ao tema. Os resultados mostram que os participantes estão satisfeitos em muitos aspectos, como: treinamento, salários, relacionamentos com colegas de trabalho e outros. Mas em se tratando de comunicação e de recursos materiais, a empresa apresenta pontos que necessitam ser melhoradospt_BR
dc.description.abstractEmployee satisfaction must be considered a fundamental factor for companies, as it can integrate and motivate employees, creating a pleasant organizational climate. In addition, satisfaction within the company is directly related to the institutional image of the organization and this image is transmitted to customers through the image that employees have of it. For this reason it is important to keep employees happy. The objective of this work is to observe the satisfaction of employees in a supermarket chain in the city of Indaiatuba - SP, with the purpose of bringing possible improvements to the organization. Methodologically, for date collection it was decided to apply a questionnaire with multiple choice questions so that employees could answer according to their reality. The questions were elaborated with the purpose of reaching the answers to the problematic related to the theme. The results show that participants are satisfied in many aspects, such as: training, salaries, relationships with co-workers and others. But when it comes to communication and material resources, the company has points that need to be improved.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviçospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectSupermercadopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleDiagnóstico e análise de clima organizacional em uma rede de supermercados de Indaiatuba para proposição de ações de melhoriapt_BR
dc.title.alternativeDiagnosis and analysis of organizational climate in a supermarket chain in Indaiatuba to propose improvement actionspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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