Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18641
Title: Gamificação na educação infantil. Análise da aplicabilidade da gamificação em alunos do ensino fundamental I, em uma escola do ensino público de Indaiatuba
Other Titles: Gamification in early childhood education. Analysis of the applicability of gamification for elementary school students, in a public school in Indaiatuba
Authors: REIS, Erik Pereira
Advisor: BEGALLI, Rafaeli Cardozo Modolo
Other contributor: SILVA, Benedito Carlos Florêncio
GOMES, José William Pinto
type of document: Monografia
Keywords: Educação;Ensino fundamental;Jogos de computador
Issue Date: 22-Oct-2021
Publisher: 105
Citation: REIS, Erik Pereira. Gamificação na educação infantil. Análise da aplicabilidade da gamificação em alunos do ensino fundamental I, em uma escola do ensino público de Indaiatuba, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2021.
Abstract: Os Games de videogames, computadores e celulares a cada ano se tornam mais populares entre pessoas de todas as idades, e com crianças e adolescentes das atuais gerações o número apenas cresce. Aproveitando de todo o potencial que a indústria dos games demonstra, o conceito da gamificação surgiu, ele utiliza de elementos normalmente encontrado nos games, como sua linguagem dinâmica, mecânicas, estratégias e feedback instantâneo, empregando-os fora dos jogos, para trazer toda a motivação e interatividade dos games a outros contextos. Tentando encontrar um modo de equilibrar a diversão dos games com a obrigação de aprendizagem da escola, é possível utilizar do conceito da gamificação e da linguagem assimilada aos games para tornar os métodos de ensino mais atrativos e intuitivos, portanto, tornando a educação e as escolas divertidas como um jogo, criando assim maior eficiência no ensino. O presente trabalho, tem como objetivo analisar através de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de levantamento, os métodos de ensino de uma escola pública do Ensino Fundamental I da cidade de Indaiatuba/SP, verificando se há a presença de técnicas de ensino que utilizam da gamificação, analisando sua efetividade em comparação com os métodos de ensino mais ortodoxos e considerar a possível aplicabilidade de novos métodos utilizando da gamificação.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18641
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Erik Pereira Reis.pdf
  Restricted Access
3.85 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.