Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18586
Título: | Ecodesign: proposta de revitalização de espaço de convivência escolar na ETEC Massuyuki Kawano em Tupã, São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Ecodesign: proposal to revitalize school living space at ETEC Massuyuki Kawano in Tupã, São Paulo |
Autor(es): | CAMPOS, Letícia da Silva Cappia LOPES, Luana Scalise MARTINS, Maria Júlia Magioni |
Orientador(es): | POLIDORO, Juliana Demarchi |
Outro(s) contribuidor(es): | CAMPOS, Juliana Demarchi ROSSLER, Roberto Luiz Guillaumon FRANCISCO, Natani do Nascimento YAMAUCHI, Ana Maria Zeferino |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Design |
Data do documento: | 5-Dez-2023 |
Editor: | 136 |
Referência Bibliográfica: | CAMPOS, Letícia da Silva Cappia; LOPES, Luana Scalise; MARTINS, Maria Júlia Magioni.Ecodesign: Proposta de revitalização de espaço de convivência escolar na ETEC Massuyuki Kawano em Tupã, São Paulo, 2023.Trabalho de Conclusão de Curso(Curso Técnico em Design)Etec Professor Massuyuki Kawano, Tupã, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho de Conclusão apresentado ao curso de Design de Interiores, do Centro Paula Souza, ETEC Professor Massuyuki Kawano, possui como requisito para obtenção do título de Técnico em Design de Interiores, à elaboração de uma proposta de revitalização de espaço de convivência escolar na ETEC Professor Massuyuki Kawano, de Tupã – SP. Com o passar dos anos o (MEC) Ministério da Educação, tem buscado maneiras de como melhorar o desempenho acadêmico, dentro deste conceito foram feitas pesquisas pelo mundo todo para descobrirem como faze-las, um dos requisitos encontrados foi a melhoria dos ambientes, que mostrou de maneira sucinta que obtiveram resultados positivos. Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância de um ambiente para o aprendizado escolar. A metodologia deste projeto refere-se na construção de uma proposta de layout para a restruturação de um ambiente do pátio escolar. Para o projeto proposto, realizamos a escolha do local, que possuía quase pouco uso pelos alunos, fizemos as medições do ambiente e formulamos uma ideia de revitalização conjuntamente ao Eco design, trocamos os bancos, reaproveitamos as mesas de concreto, organizamos a disposição da vegetação e propomos também vasos de pneus, adicionamos lixeiras de coleta seletiva, cores, nas mesas e no chão, trabalhamos com lettering, propondo um ambiente para convívio e uma proposta de pergolado como passagem, pois é um espaço de circulação. Ao término destas etapas do desenvolvimento do projeto, obteve-se a planta do ambiente em 3D, para sua melhor visualização ambiental e mood board com todos os elementos pensados para o ambiente, para que a ideia passada possa apresentar piamente a ideia idealizada pelo grupo. Vale ressaltar que este trabalho procura apresentar uma proposta de melhoria e aprimoramento escolar e educacional para os diretores, coordenadores, professores e alunos. Por fim, o presente trabalho apontou caminhos para a realização de uma revitalização ambiental, em ambiente escolar, destacando propostas de melhorias para trabalhos interdisciplinares, descansos e lanches. Com bom uso para todos os docentes e alunos da Escola Técnica Prof. Massuyuki Kawano. |
Descrição: | The present Conclusion work presented to the Interior Design course, at Centro Paula Souza, ETEC Professor Massuyuki Kawano, has as a requirement to obtain the title of Technician in Interior Design, the elaboration of a proposal for the revitalization of a school living space in the ETEC Professor Massuyuki Kawano, from Tupã – SP. Over the years, the (MEC) Ministry of Education has been looking for ways to improve academic performance, within this concept research was carried out all over the world to find out how to do them, one of the requirements found was the improvement of environments, which succinctly showed that they obtained positive results. This work aims to show the importance of an environment for school learning. The methodology of this project refers to the construction of a layout proposal for the restructuring of a school yard environment. For the proposed project, we chose the location, which had almost little use by students, we took measurements of the environment and formulated a revitalization idea together with Eco design, we changed the benches, we reused the concrete tables, we organized the arrangement of vegetation and we also propose tire vases, we add selective collection bins, colors, on the tables and on the floor, we work with lettering, proposing an environment for socializing and a proposal for a pergola as a passage, as it is a circulation space. At the end of these stages of project development, a 3D plan of the environment was obtained, for better environmental visualization and a mood board with all the elements designed for the environment, so that the idea presented can truly present the idea idealized by the group. It is worth mentioning that this work seeks to present a proposal for school and educational improvement and improvement for principals, coordinators, teachers and students. Finally, this work pointed out ways to carry out environmental revitalization in a school environment, highlighting proposals for improvements for interdisciplinary work, rest and snacks. With good use for all teachers and students of Escola Técnica Prof. Massuyuki Kawano. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18586 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - versão final - ECODESIGN proposta de revitalização de espaço de conviência escolar na Etec Prof. Massuyuki Kawano em Tupã, SP.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.