Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1851
Título: | Webquest: educadores virtuais |
Título(s) alternativo(s): | Webquest: virtual educators |
Autor(es): | GARCIA, Cíntia |
Orientador(es): | SPIGOLON, Ana Lúcia |
Outro(s) contribuidor(es): | CRUZ, Benedito Aparecido SAÉS, Maria Elizete Luz |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Informática - educação;Web - rede de computadores |
Data do documento: | 1-Dez-2007 |
Editor: | 004 |
Referência Bibliográfica: | GARCIA, Cintia. Webquest: educadores virtuais, 2007. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2007 |
Resumo: | O presente estudo focaliza a ferramenta de educação baseada na Web – “WebQuest” – utilizada nos trabalhos escolares de cursos para crianças e adultos, tendo como objetivo principal e análise das experiências e das opiniões dos docentes que efetivamente testaram essa metodologia de ensino aprendizagem, quanto ao seu valor educacional e ao melhor momento curricular de aplicação. Este trabalho objetiva também auxiliar na criação de Webqquests, apresentando as ferramentas necessárias e a melhor maneira de utilização, de acordo com o conhecimento especifico de cada individuo além de mostrar as etapas da metodologia, as vantagens e desvantagens os objetivos e as formas de avaliação. O trabalho foi elaborado a partir de coleta de dados sobre o perfil docente e suas experiências frente a Webquest. Para uma maior compreensão do assusto, foram pesquisados diversas fontes nacionais e internacionais, impressas e eletrônicas, sobre o uso da informática na educação, mas especificamente sobre webquest, bem como alguns relatos de seu uso em vários países e no Brasil. O resultado obtido com a utilização dessa metodologia nas escolas demonstram que os docentes entendem que é viável trabalhar com a Webquest em variados conteúdos curriculares, sendo que a maioria concorda em introduzir essa estratégia de ensino-aprendizagem no desenvolvimento de projetos que privilegiam a pesquisa e o trabalho cooperativo entre os alunos. As análises advindas deste trabalho poderão colaborar com os educadores na possível indicação da metodologia para os currículos educacionais das escolas das redes públicas e privadas, tendo em vista que a webquest é uma ferramenta que pode atuar como elemento facilitador na pesquisa, na interação e na construção de novos conhecimentos a partir de um cenário virtual. |
URI: | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1851 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20072S_GARCIACintia_TCCPD08540001.pdf Restricted Access | 52.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.