Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18475
Título: Uma análise comparativa entre o AWS ELB e HAProxy
Título(s) alternativo(s): A comparative analysis between AWS ELB and HAProxy
Autor(es): ASTERIO, Renato de Lima
Orientador(es): PERETTO, Lincon Moreira
Outro(s) contribuidor(es): ROQUE, Wellington
PESTANA, Helder
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Computação em nuvem;Controle de custos
Data do documento: Dez-2022
Editor: 105
Referência Bibliográfica: ASTERIO, Renato de Lima. Uma análise comparativa entre o AWS ELB e HAProxy, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Redes de Computadores) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2022.
Resumo: Tratando de um plano já discutido por pessoas visionárias que procuraram sempre a evolução, há aproximadamente 2 décadas atras, a ideia da computação em nuvem vem ganhando espaço; mais, especificamente na área de dimensionamento da nuvem, a atenção sempre foi dobrada, assim como em áreas locais. O escalonamento de máquinas requeridas junto ao serviço de balancear as cargas foram aprimorados por necessidades e custo-benefício. Atualmente com a segurança e a confiança das pessoas mais consolidada, a computação em nuvem vem ganhando espaço no mercado e as pessoas aos poucos vão se interessando em seus benefícios, não abandonando a computação em área local, muito pelo contrário, ainda em grande maioria escolhe está por preferência. Com a necessidade de resoluções para estas dependências de dúvidas, este trabalho tem como objetivo a extração de resultados ao comparar as diferenças entre uma área atribuída a computação em nuvem e outra local, levando em consideração diversos parâmetros no qual o utilitário verá os benefícios. Para ser possível a realização, haveram duas áreas de internet local com requisitos semelhantes de hardware, sendo uma área feita por máquinas virtuais locais atuando o HAProxy para o monitoramento e atuador do load balancer local e outra na plataforma da Amazon (AWS), utilizando um monitoramento simples através de notificações enviadas por e-mail especificando os detalhes como: onde, quando e porque alguma determinada máquina foi escalada; os dados coletados estavam com o foco sempre mirado na disponibilidade de serviços, serviço como: Auto Scaling é o responsável para a redundância da rede. O trabalho seguiu conclusões quantitativas que não se trata apenas de armazenar dados irrelevantes, mas sim fazer a filtragem para torná-los relevantes. Assim com o término da documentação, testes realizados e dados coletados, os resultados esperados são as diferenças em ordenar interrupções do sistema entre ambos, sabendo como se comporta em cada ambiente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18475
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATO DE LIMA ASTERIO.pdf
  Restricted Access
1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.