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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18396
Título: | Percepções dos alunos sobre a evasão estudantil durante o isolamento social da Covid-19 no curso superior de tecnologia em gestão de serviços da Fatec Indaiatuba |
Título(s) alternativo(s): | Students' perceptions of student dropout during Covid-19 social isolation in the superior de tecnologia em gestão de serviços da Fatec Indaiatuba at Fatec Indaiatuba |
Autor(es): | CARNEIRO, Ivanete |
Orientador(es): | TEIXEIRA, Osmar Alves |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Evasão escolar;Pesquisa educacional;Marketing de serviço |
Data do documento: | Jun-2022 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | CARNEIRO, Ivanete. Percepções dos alunos sobre a evasão estudantil durante o isolamento social da Covid-19 no curso superior de tecnologia em gestão de serviços da Fatec Indaiatuba. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2022. |
Resumo: | Este estudo tem por tema a questão da percepção dos alunos do curso superior de Gestão de Serviços, da Fatec Indaiatuba, sobre os motivos que causam a alta evasão de seus colegas. Embora o tema da Evasão Estudantil nas Instituições de Ensino Superior já possua um vasto referencial teórico, apenas alguns estudos introdutórios foram encontrados sobre a influência do isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19. Esse período ocorreu de 17 de março de 2020, quando os estudantes tiveram que migrar repentina e forçadamente das aulas presenciais in loco para aulas virtuais via plataforma Microsoft Teams, até fevereiro de 2022, quando finalmente retornaram às aulas no campus da unidade. Com a hipótese de que as mudanças impostas pelo isolamento da pandemia do Covid 19, na faculdade, geraram diferentes causas que agravaram o problema da evasão no curso de Gestão de Serviços, levantou-se o objetivo principal: mapear as causas que contribuíram para a evasão durante o isolamento social da atual pandemia no curso de Gestão de Serviços, da Fatec Indaiatuba, a partir das percepções dos alunos. Adotou-se o conceito de percepção de Chauí (1999), no que diz respeito aos sentimentos e interpretação de mundo das pessoas, envolvendo toda a história pessoal do sujeito, imbuída de seus sonhos, experiências, desejos e paixões. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, o percurso metodológico foi pesquisa exploratória-descritiva, pois é um estudo que se dá em uma contextualização inédita que é o isolamento da pandemia da Covid-19; descritiva porque se baseia nas opiniões dos sujeitos de pesquisa, baseadas em suas percepções. Os resultados da análise e interpretação dos dados confirmaram a hipótese de que o isolamento social, principalmente no que tange à necessidade de adaptar-se a ferramentas virtuais influenciou sensivelmente a evasão estudantil do curso de Gestão de Serviços da Fatec Indaiatuba. Os alunos também perceberam e apontaram a ausência de peças de Marketing Educacional no sentido de motivar os alunos a cumprirem seu compromisso de chegar à colação do grau, tão necessário a uma inserção e ascensão profissional bem-sucedida. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18396 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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