Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18396
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TEIXEIRA, Osmar Alves | - |
dc.contributor.author | CARNEIRO, Ivanete | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-08T14:44:59Z | - |
dc.date.available | 2024-05-08T14:44:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-06 | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Ivanete. Percepções dos alunos sobre a evasão estudantil durante o isolamento social da Covid-19 no curso superior de tecnologia em gestão de serviços da Fatec Indaiatuba. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18396 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem por tema a questão da percepção dos alunos do curso superior de Gestão de Serviços, da Fatec Indaiatuba, sobre os motivos que causam a alta evasão de seus colegas. Embora o tema da Evasão Estudantil nas Instituições de Ensino Superior já possua um vasto referencial teórico, apenas alguns estudos introdutórios foram encontrados sobre a influência do isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19. Esse período ocorreu de 17 de março de 2020, quando os estudantes tiveram que migrar repentina e forçadamente das aulas presenciais in loco para aulas virtuais via plataforma Microsoft Teams, até fevereiro de 2022, quando finalmente retornaram às aulas no campus da unidade. Com a hipótese de que as mudanças impostas pelo isolamento da pandemia do Covid 19, na faculdade, geraram diferentes causas que agravaram o problema da evasão no curso de Gestão de Serviços, levantou-se o objetivo principal: mapear as causas que contribuíram para a evasão durante o isolamento social da atual pandemia no curso de Gestão de Serviços, da Fatec Indaiatuba, a partir das percepções dos alunos. Adotou-se o conceito de percepção de Chauí (1999), no que diz respeito aos sentimentos e interpretação de mundo das pessoas, envolvendo toda a história pessoal do sujeito, imbuída de seus sonhos, experiências, desejos e paixões. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, o percurso metodológico foi pesquisa exploratória-descritiva, pois é um estudo que se dá em uma contextualização inédita que é o isolamento da pandemia da Covid-19; descritiva porque se baseia nas opiniões dos sujeitos de pesquisa, baseadas em suas percepções. Os resultados da análise e interpretação dos dados confirmaram a hipótese de que o isolamento social, principalmente no que tange à necessidade de adaptar-se a ferramentas virtuais influenciou sensivelmente a evasão estudantil do curso de Gestão de Serviços da Fatec Indaiatuba. Os alunos também perceberam e apontaram a ausência de peças de Marketing Educacional no sentido de motivar os alunos a cumprirem seu compromisso de chegar à colação do grau, tão necessário a uma inserção e ascensão profissional bem-sucedida. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject | Marketing de serviço | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Percepções dos alunos sobre a evasão estudantil durante o isolamento social da Covid-19 no curso superior de tecnologia em gestão de serviços da Fatec Indaiatuba | pt_BR |
dc.title.alternative | Students' perceptions of student dropout during Covid-19 social isolation in the superior de tecnologia em gestão de serviços da Fatec Indaiatuba at Fatec Indaiatuba | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IVANETE CARNEIRO.pdf Restricted Access | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.