Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18396
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Osmar Alves-
dc.contributor.authorCARNEIRO, Ivanete-
dc.date.accessioned2024-05-08T14:44:59Z-
dc.date.available2024-05-08T14:44:59Z-
dc.date.issued2022-06-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Ivanete. Percepções dos alunos sobre a evasão estudantil durante o isolamento social da Covid-19 no curso superior de tecnologia em gestão de serviços da Fatec Indaiatuba. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18396-
dc.description.abstractEste estudo tem por tema a questão da percepção dos alunos do curso superior de Gestão de Serviços, da Fatec Indaiatuba, sobre os motivos que causam a alta evasão de seus colegas. Embora o tema da Evasão Estudantil nas Instituições de Ensino Superior já possua um vasto referencial teórico, apenas alguns estudos introdutórios foram encontrados sobre a influência do isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19. Esse período ocorreu de 17 de março de 2020, quando os estudantes tiveram que migrar repentina e forçadamente das aulas presenciais in loco para aulas virtuais via plataforma Microsoft Teams, até fevereiro de 2022, quando finalmente retornaram às aulas no campus da unidade. Com a hipótese de que as mudanças impostas pelo isolamento da pandemia do Covid 19, na faculdade, geraram diferentes causas que agravaram o problema da evasão no curso de Gestão de Serviços, levantou-se o objetivo principal: mapear as causas que contribuíram para a evasão durante o isolamento social da atual pandemia no curso de Gestão de Serviços, da Fatec Indaiatuba, a partir das percepções dos alunos. Adotou-se o conceito de percepção de Chauí (1999), no que diz respeito aos sentimentos e interpretação de mundo das pessoas, envolvendo toda a história pessoal do sujeito, imbuída de seus sonhos, experiências, desejos e paixões. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, o percurso metodológico foi pesquisa exploratória-descritiva, pois é um estudo que se dá em uma contextualização inédita que é o isolamento da pandemia da Covid-19; descritiva porque se baseia nas opiniões dos sujeitos de pesquisa, baseadas em suas percepções. Os resultados da análise e interpretação dos dados confirmaram a hipótese de que o isolamento social, principalmente no que tange à necessidade de adaptar-se a ferramentas virtuais influenciou sensivelmente a evasão estudantil do curso de Gestão de Serviços da Fatec Indaiatuba. Os alunos também perceberam e apontaram a ausência de peças de Marketing Educacional no sentido de motivar os alunos a cumprirem seu compromisso de chegar à colação do grau, tão necessário a uma inserção e ascensão profissional bem-sucedida.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviçospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectMarketing de serviçopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titlePercepções dos alunos sobre a evasão estudantil durante o isolamento social da Covid-19 no curso superior de tecnologia em gestão de serviços da Fatec Indaiatubapt_BR
dc.title.alternativeStudents' perceptions of student dropout during Covid-19 social isolation in the superior de tecnologia em gestão de serviços da Fatec Indaiatuba at Fatec Indaiatubapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVANETE CARNEIRO.pdf
  Restricted Access
1.24 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.