Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18234
Título: Biossegurança aplicada aos cuidados de enfermagem
Autor(es): GERÔNIMO, Sandra Regina
GHILARDI, Nicoly dos Santos
OLIVEIRA, Maria Helena de
SGOBI, Silvia Maria da Silva
Orientador(es): SILVA, Ana Paula Falcoski Martinelli
NEGRÉ, Glaucia Regina Lopes
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Biossegurança;Equipamentos de proteção individual
Data do documento: Dez-2023
Editor: 091
Referência Bibliográfica: GERÔNIMO, Sandra Regina et al. Biossegurança aplicada aos cuidados de enfermagem, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso( Curso Técnico em Enfermagem) - Etec Paulino Botelho, São Carlos, 2023.
Resumo: Considerando os riscos ocupacionais e a importância das medidas preventivas nos serviços de atendimento em saúde, realizou-se essa pesquisa bibliográfica com o objetivo de avaliar a adesão dos futuros profissionais de enfermagem aos equipamentos de proteção individual(EPI) e à higiene das maõs(HM). A importância de orientações de uma prática correta e cotidiana durante aos procedimentos realaizados pelos futurios profissioansi de saúde: sempre orientados pelos prinícpios do SUS e da NR32 demanda do profissional de enfermagem e de toda a equipe de saúde o compromisso de desenvolver procedimentos seguros. Tal postura consiste em prevenir a doença e promover a saúde, com ações que garantam ao usuário, aos colegas de equipe e a si mesmo o menor risco possível de adoecimento ou de piora do stado de saúde ao paciente. Tendo em vista que os índices de infecções relacionados à assistência à saúde (IRAS) representam um dos principais indicadores de qualidade nesse contexto. Como a exposição a material biológico que contenha microorganismos patogênicos pode ocorrer também no ambiente extra-hospitalar e é problema recorrente para os profissionais de saúde e para os usuários, faz-se necessário propor medidas de intervenção com o intuito de minimizar esse risco. Considerando-se riscos ambientais os agents físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho que, dependendo da sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar entres esses fatores o risco biológico, que é resposável pelos agravos sofridos por profissionais da saúde e se relaciona às peculiaridades das tarefas executadas nas suas atividades laborais, especialmente no que diz respeito à exposição a sangur e fuidos corpóreos de pacientes colonizados ou infectados com microorganismos patogênicos. O risco biológico na assistência à saúde também é inerente aos usuários.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18234
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-BIOSSEGURANÇA-24.pdf925.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.