Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17976
Título: Clima organizacional como fator de qualidade na gestão empresarial: um estudo de caso em uma empresa de serviços
Título(s) alternativo(s): Organizational climate as a quality factor in management business: a case study in a service company
Autor(es): ROSAS, Italo Honorato Vitor
Orientador(es): DORIA, Valdinette
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Benedito Carlos Florêncio
VIEIRA, Mariana do Campo Souza
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Empresas;Satisfação;Cultura organizacional;Estrutura organizacional
Data do documento: Dez-2022
Editor: 105
Referência Bibliográfica: ROSAS, Italo Honorato Vitor. Clima organizacional como fator de qualidade na gestão empresarial: um estudo de caso em uma empresa de serviços, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2022.
Resumo: O clima organizacional de uma empresa reflete o quanto da estrutura organizacional e modelo de gestão implementados se demonstram efetivos para facilitar sua gestão administrativa, que podem contribuir para um fluxo de processos e atividades mais ágil, flexível e funcional ou degradar a qualidade das operações administrativas internas da empresa. O presente trabalho surgiu da necessidade de conhecer melhor o quanto a empresa atende às expectativas e necessidades dos colaboradores e tem por objetivo mensurar e medir o clima organizacional, pois a partir da pesquisa pode-se identificar as oportunidades de melhorias da empresa estudada e assim desenvolver a gestão e a estrutura da empresa. O percurso metodológico aplicado foi pesquisa exploratória, com delineamento de estudo de caso de uma empresa ao qual foi analisado o clima organizacional do setor administrativo, como instrumento da pesquisa foi aplicado formulários para coleta de dados e a análise dos dados foi realizada de forma quantitativa. A pesquisa apresentou resultados positivos quanto à satisfação dos funcionários sobre a empresa, com maior média de 9,13 observada no fator de alinhamento com a empresa (missão e valores), menor média de 7,19 no fator justiça (recompensa), mediana de 8,39 e média geral de 8,32 como resultado do clima organizacional da empresa, considerando todos os fatores. Observou-se índices satisfatórios de qualidade sobre o clima da empresa, todas as médias demonstraram-se superiores à 7. Com isso, foi possível constatar o nível de qualidade da empresa presente na estrutura da organização e visível no clima organizacional, de acordo com a satisfação dos colaboradores sob diferentes aspectos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17976
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1050641913046-ITALO HONORATO VITOR ROSAS.pdf
  Restricted Access
1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.